Kevin Systrom e Mike Krieger, cofundadores do Instagram, anunciaram um novo aplicativo: o Artifact. A plataforma promete ser um feed de notícias personalizado que usa Machine Learning para selecionar novos conteúdos com base nos gostos dos usuários.
De forma resumida, o app será um “TikTok de textos” ou uma versão móvel do Google Reader. Criando uma rivalidade com o Twitter, também será possível compartilhar e criar debates com amigos sobre os artigos selecionados pela IA.
Imagem do feed do Artifact.Fonte: Artifact/Divulgação
Segundo os criadores, o Artifact tem a proposta de entregar “notícias e informações de alta qualidade”. Ao usar o app, o leitor terá um feed com artigos selecionados por IA de grandes portais, como New York Times e Fox News, até blogs menores de nicho.
Quando o usuário tocar em algum conteúdo que o interessa, a plataforma passará a exibir materiais semelhantes no futuro. Algo semelhante a aba “Para Você” do TikTok, cujo algoritmo se ajusta ao longo do tempo e os conteúdos vistos pelo usuário.
Conforme os criadores, o Artifact se apoiará em dois pilares principais. Um deles será um feed de artigos compartilhados por pessoas que o usuário segue, sempre trazendo breves comentários sobre a publicação.
O segundo pilar será as mensagens diretas, que permitirão que os leitores conversem particularmente sobre os artigos. Entretanto, essas duas interações devem ser adicionadas ao aplicativo em algum momento do futuro.
Kevin Systrom (à direita) e Mike Krieger.Fonte: Peter DaSilva/The New York Time
Retorno aos anos 2000
Enquanto as grandes redes sociais focam nos vídeos curtos inspirados no TikTok, o Artifact parece ir na contramão dessa tendência. Embora pareça uma rede social com foco em texto do final dos 2000, os fundadores acreditam no potencial da plataforma.
Systrom e Krieger citam que o objetivo é colocar em prática as lições aprendidas em uma década combinadas com os recentes avanços em IA. Assim, a dupla pensa que o poder do Machine Learning contribuirá para o app atingir um público maior.
“Ao longo dos anos, vi que toda vez que usamos o Machine Learning para melhorar a experiência do consumidor, as coisas ficaram ótimas rapidamente”, disse Systrom ao The Verge.
No momento, o Artifact está abrindo uma lista de espera para o público interessado no site oficial. Segundo os criadores, o app para Android e iOS será lançado em breve para o público geral.
Fontes
Categorias