Após as polêmicas do Twitter envolvendo Elon Musk e o banimento de links de concorrentes, o mercado abriu espaço para o crescimento de outras soluções como o Koo e a rede social de código-aberto Mastodon, que já conta com 2,5 milhões de usuários. Recentemente, o navegador Firefox e a plataforma de blogging Tumblr anunciaram que devem oferecer em breve suas próprias versões de plataformas em código-aberto.
Segundo informações divulgadas pelo fundador da Mastodon, Eugen Rochko, a rede teve um crescimento gigante e passou de 300 mil usuários para 2,5 milhões entre os meses de outubro de novembro de 2022. Ou seja, o número representa um aumento de 800% em um período de apenas dois meses.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Dessa forma, a movimentação começou a atrair a atenção de outros players desse mercado, como a desenvolvedora do navegador Firefox, Mozilla, que se mostrou interessada na possibilidade e anunciou que começaria a executar uma comunidade no Fediverso.
A Mastodon faz parte do Fediverso, uma plataforma que interliga diferentes redes sociais.Fonte: Mastodon
“Nossa intenção é contribuir para o crescimento saudável e sustentável de um espaço social federado que não apenas opera, mas próspera em seus próprios termos, independente de empresas de tecnologia motivadas por lucro e controle”, disse o diretor de produtos da Mozilla, Steve Teixeira.
O Tumblr também divulgou seu interesse em executar uma comunidade. Segundo o fundador da plataforma, Matt Mullenwegg,a rede recebeu muitos novos usuários recentemente e implementará funções de interoperabilidade "assim qeu possível."
Como funciona?
Nas redes sociais do "Fediverso", cada comunidade é um servidor descentralizado independente, que pode se comunicar entre si — cada uma delas é desenvolvida com suas regras próprias. Por exemplo, a comunidade mais popular do Fediverso é a mastodon.social, oferecendo uma experiência de microblogging como o Twitter.
É como se houvessem diferentes redes sociais com diferentes temas, mas todas usando o mesmo código-aberto da versão original da Mastodon. O protocolo usado é o Activity Pub e permite a possibilidade de criar plataformas interconectadas, com diferentes temáticas para cada interesse.
Enquanto o Firefox o Tumblr estão começando a prestar atenção na tendência, outras empresas já estão entrando na onda do código aberto. O navegador Vivaldi, por exemplo, ganhou integração com o Mastodon e permite criar e usar uma conta na plataforma facilmente.
Fontes