Jack Sweeney, o estudante da Universidade da Flórida Central que criou no Twitter a conta @ElonJet para divulgar os pousos e decolagens do jato de Elon Musk, virou trending topic nas redes depois que o bilionário, agora dono da rede social, decidiu banir a conta, mesmo tendo feito um discurso prévio prometendo que iria mantê-la como símbolo do seu "compromisso com a liberdade de expressão".
O calouro de 20 anos diz ter ficado "bastante surpreso" ao acordar na quarta-feira (14) com a notificação padrão do Twitter informando que seu perfil havia sido permanentemente suspenso. Após a repercussão da história nas mídias mundiais, a conta @ElonJet foi brevemente reativada à noite, mas logo em seguida definitivamente silenciada, com um detalhe: a equipe do Twitter criou uma nova regra especificamente para banir a conta.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Em entrevista ao BuzzFeedNews, Sweeney afirmou que a suspensão também do seu perfil pessoal revela o risco causado por um indivíduo impulsivo no comando absoluto de uma plataforma de mídia social tão poderosa. “Isso só mostra que eles podem jogar as regras da maneira que quiserem, na verdade para quem quiserem”, alertou.
Quais os planos de Jack Sweeney?
Any account doxxing real-time location info of anyone will be suspended, as it is a physical safety violation. This includes posting links to sites with real-time location info.
— Elon Musk (@elonmusk) December 15, 2022
Posting locations someone traveled to on a slightly delayed basis isn’t a safety problem, so is ok.
Jack Sweeney criou a conta @ElonJet em junho de 2020 e a configurou como parte de uma série de bots de rastreamento de voos que usam o sistema ADS-B (Automatic Dependent Surveillance-Broadcast) para monitorar as rotas.
O perfil, com mais de 500 mil seguidores, era automatizado para publicar sempre que o jato do bilionário se deslocava. Com o sucesso da cobertura, Elon Musk chegou a oferecer US$ 5 mil para o estudante desativar o perfil, mas o jovem recusou.
Na noite de quarta-feira (14), Musk tuitou que "qualquer conta de doxxing [revelar informações de pessoas na internet] em tempo real será suspensa, pois é uma violação de segurança física". Além da conta que rastreia o jato ser banida, diversos jornalistas que cobriram o caso também tiveram suas contas suspensas na rede social, o que levantou debates sobre o comprometimento do bilionário com a liberdade de expressão.
Sabendo que o Twitter tentaria justificar o banimento com argumentos mais amplos sobre contas automatizadas com bots, Sweeney afirmou que irá continuar o trabalho do @ElonJet em outras redes sociais, inclusive com a criação de um site autônomo. Sentindo-se desafiado, ele declarou ao BuzzFeedNews: “Agora vou continuar para sempre. Acho que não posso deixá-lo vencer agora”.
Fontes
Categorias