O Twitter Blue pode custar mais caro para donos de iPhone. Segundo o The Information, a assinatura premium do Twitter pelo app para iOS terá o valor mensal de US$ 11 (cerca de R$ 57) ou, se o usuário optar por assinar pelo site da rede social, apenas US$ 7 (R$ 36).
Aparentemente, a diferença de preços é uma tentativa da plataforma driblar a comissão de 30% cobrada pela Apple. A taxa é aplicada em todas as compras realizadas diretamente pelos aplicativos da App Store, e recentemente foi criticada pelo CEO da rede social, Elon Musk.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Após ser tirado do ar, a assinatura premium do Twitter deve ser relançada em breve.Fonte: Freestocks/Unplash
O suposto valor diferenciado do Twitter Blue para usuários do iPhone surge após o CEO Elon Musk reclamar publicamente do “imposto oculto de 30%”. Contudo, o executivo teria conversado com o Tim Cook, CEO da Apple, e disse que as falas foram um “mal-entendido”.
Independentemente dos preços, a plataforma ainda terá que obedecer a regra “anti-direcionamento” da Apple. A polêmica norma impede que os desenvolvedores conduzam o usuário para sites externos para realizar compras.
Embora a companhia tenha modificado as regras nos últimos anos, essa questão ainda é uma dor de cabeça para as companhias que não querem pagar comissão. Um exemplo disso é o Spotify, que alterou o formato de compra de audiolivros no app para iOS.
Google também cobra até 30% de comissão em compras feitas em apps do Android.Fonte: Brett Jordan/Unsplash
Taxa diferente para Android
Conforme o The Information, não há informações se o Twitter Blue também terá valor diferente para os usuários do Android. No caso, o Google também cobra comissões de até 30% para compras diretas em apps da Play Store.
Antes de ser retirado do ar devido ao problema dos “fakes verificados”, o novo Twitter Blue foi lançado no início de novembro com o valor de US$ 7,99. Enquanto os usuários Android podiam assinar diretamente pelo aplicativo ou pela web, os donos de dispositivos iOS só tinham opção de realizar a aquisição pelo app.
Fontes
Categorias