A Truth Social, plataforma criada pelo ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, ainda não foi aprovada pela Play Store. Em declaração ao site Axios na terça-feira (30), o Google disse que a rede social possui uma moderação de conteúdo falha.
“Em 19 de agosto, notificamos a Truth Social sobre várias violações das políticas padrão em seu envio de aplicativo atual e reiteramos que ter sistemas eficazes para moderar conteúdo gerado pelo usuário é uma condição de nossos termos de serviço para qualquer aplicativo ir à Google Play”, comentou a big tech.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Uma fonte ouvida pela publicação afirmou que as preocupações da companhia de Mountain View têm a ver com a disseminação de postagens promovendo incitações à violência e ameaças físicas. A plataforma nascida para concorrer com o Twitter até possui sinalizadores de “conteúdo sensível”, mas não remove as publicações.
O app da Truth Social está disponível na App Store.Fonte: App Store/Reprodução
Com a indisponibilidade do app da Truth Social na Play Store, aproximadamente 44% dos usuários de smartphones dos EUA, que representam a parcela de celulares Android no país, não conseguem baixar a rede social nos dispositivos móveis. Por outro lado, a plataforma de Trump possui versão para iOS, na App Store.
“Trabalhando para resolver os problemas”
Questionado sobre a proibição na loja do Android, o CEO da rede social de Trump, Devin Nunes, inicialmente disse desconhecer o motivo da não aprovação. Mas depois, o executivo recuou e reconheceu os problemas relatados pelo Google, afirmando que está trabalhando para resolvê-los.
Ao mesmo tempo, o serviço lida com dificuldades para confirmar a fusão com a Digital World Acquisition Corporation (DWAC), processo que levaria a Truth Social à Bolsa. Com a recente operação do FBI na mansão de Trump, a empresa teme que uma queda na popularidade do ex-presidente prejudique o app e por isso pediu o adiamento do negócio por até um ano.