A batalha entre Elon Musk e o Twitter continua, e a "empresa do passarinho azul" não quer se incomodar com outras pessoas falando de bots na rede social. O Bot Sentinel, que rastreia contas potencialmente prejudiciais no Twitter há anos, por exemplo, pode ter seu acesso a dados revogado em breve.
O Bot Sentinel é uma plataforma independente que rastreia desinformação e assédio direcionado no Twitter. De acordo com o Business Insider, o administrador dessa ferramenta, Christopher Bouzy, recebeu um "aviso de violação de política" recentemente, e teria duas semanas para "se ajustar" ou seu acesso à API de desenvolvedor do Twitter seria revogado. Ele diz que isso é estranho, pois "veio do nada" e até então tinha um "relacionamento amigável" com a rede social.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Uma API (Interface de Programação de Aplicativos, em tradução livre), permite que uma plataforma ou ferramenta acesse as informações internas de outra. Nenhuma mudança oficial nas políticas do Twitter foi mencionada no aviso.
Dados do Bot Sentinel em 22/08/22. (Captura TecMundo | Bot Sentinel)Fonte: Bot Sentinel
Como os bots se tornaram um ponto-chave do processo de aquisição do Twitter por Elon Musk, Bouzy supõe que essa atitude tenha relação com o caso. O rastreamento do Bot Sentinel de contas suspensas/desativadas e perfis problemáticos frequentemente inclui bots. "É uma parte essencial do que fazemos e tem sido desde o primeiro dia", diz ele.
Musk acusa o Twitter de fraude por permitir mais contas falsas do que divulga oficialmente e diz que tem direito de desistir do acordo. A "rede do passarinho azul" mantém sua fala de que hospeda apenas 5% de bots. Bouzy, por sua vez, acha que as alegações do Twitter provavelmente estão incorretas, estimando a presença de 12% a 15% de bots a qualquer momento. Ele acrescenta que "geralmente, o Twitter age quando fazemos um relatório como esse. Desta vez não. Eles estão tentando o seu melhor para parecer que não têm um problema".
Fontes
Categorias