O Facebook já não é mais tão popular entre os adolescentes, sendo acessado por apenas 32% deles, perdendo espaço para o YouTube e o TikTok. É o que diz uma nova pesquisa do Pew Research Center, divulgada na segunda-feira (8).
Realizado com jovens de 13 a 17 anos nos Estados Unidos, o levantamento indica uma grande queda na procura pela rede social criada por Mark Zuckerberg. Entre 2014 e 2015, ela era acessada por 71% das pessoas nesta faixa etária, superando o Instagram e o Snapchat, conforme apuração da mesma empresa.
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Os números da pesquisa são similares aos levantados pela própria rede social no início de 2021, como apontam os dados de relatórios internos vazados pela denunciante Frances Haugen. Nos documentos, é mencionada uma queda de 13% na quantidade de usuários adolescentes desde 2019 e projetada uma redução de 45% nos dois anos seguintes.
A rede social da Meta despencou do 1º para o 5º lugar nos últimos anos.Fonte: Pew Research Center/Divulgação
A queda na popularidade do Facebook entre os adolescentes estaria ligada à falta de novidades da plataforma para este público. Como disse o criador de conteúdo Jules Terpak ao TechCrunch, a rede social da Meta atualmente “exala a energia de um e-mail de spam”, levando os jovens a associá-la aos seus pais.
YouTube lidera
Se o Facebook perdeu espaço, o YouTube lidera com folga entre os internautas de 13 a 17 anos. O serviço de vídeos do Google é usado por 95% dos adolescentes entrevistados, sucesso que pode estar ligado à grande disponibilidade de clipes musicais na plataforma e não à interação com outras pessoas.
Na sequência, aparece o TikTok, utilizado por 67% dos adolescentes, dos quais 16% disseram acessar o app de vídeos chinês constantemente. O Instagram é o terceiro colocado, com 62%, aumento de 10% em comparação com a pesquisa de 2014/2015, seguido pelo Snapchat com 52% e o Facebook, na quinta posição.
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