Criadores de conteúdo que utilizam o Instagram estão dizendo que a rede social reduziu os pagamentos em relação aos Reels nas últimas semanas. De acordo com eles, houve um corte de até 70% no valor repassado pela plataforma.
A informação foi divulgada pelo Financial Times, que também revelou que estão sendo exigidos "milhões de views" a mais para que os pagamentos sejam efetuados.
O Reels Play Bonus Program foi anunciado em julho de 2021 e é a tentativa do Instagram de criar uma iniciativa própria com base nos vídeos curtos do TikTok. Inicialmente, a propaganda era que os criadores que alcançassem determinada marca poderiam ganhar até US$ 35 mil (cerca de R$ 165 mil na conversão atual).
Os criadores contaram ao veículo que as mudanças nas regras não foram publicizadas pelo Instagram. Um dos creators afirmou que para que ele ganhasse os US$ 35 mil, as visualizações exigidas passaram de 58 milhões para 359 milhões de uma hora para outra, um aumento de surreais 518%.
Em defesa, a Meta (holding dona da rede social) explicou ao Financial Times que estava testando os bônus do Reels tanto no Instagram quanto no Facebook e que por isso os pagamentos “flutuam”. A gigante disse que essas alterações devem continuar acontecendo enquanto o sistema está sendo refinado.
Fontes
Categorias