Após Donald Trump ser banido do Twitter no início de 2021, sua equipe não poupou esforços para criar sua própria rede social: a Truth Social. No entanto, a plataforma não tem conseguido atingir a estabilidade desejada e parece estar longe de ser um sucesso, mesmo tendo sido lançada há pouco mais de um mês.
Com uma interface que se assemelha muito ao Twitter, a Truth Social tinha um objetivo bem definido: espalhar a "verdade". Donald Trump sempre utilizou a rede do passarinho azul para se comunicar com seus apoiadores, uma vez que em sua visão a mídia tradicional possui um papel parcial na forma de levar a comunicação ao expectador, e o ex-presidente queria "se levantar contra a tirania das Big Techs".
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
No entanto, desde que foi lançada no dia 21 de fevereiro deste ano, exclusivamente para aparelhos iOS, a Truth Social é um grande fiasco. Embora tenha sido um dos apps mais baixados no dia de seu lançamento, a rede social tem "sido um desastre", de acordo com o diretor do Centro de Mídias Sociais e Políticas de NYU, Joshua Tucker.
Interface da TruthFonte: Reprodução/Apps Store
Um turbilhão de problemas
Mesmo já estando disponível para download, a plataforma não está necessariamente aberta ao público, sendo necessário entrar numa fila de espera que já soma cerca de 1,5 milhão de pessoas. Relatos recentes afirmam que muitos estão sendo eliminadas do processo ou sua posição vem sendo alterada. Além disso, pesquisas apontam que o número de downloads caiu 95% após o lançamento.
Outros erros são referentes ao cadastro de novos usuários, que simplesmente não consegue ser realizado com facilidade. Erros desse tipo são relativamente comuns no lançamento de qualquer app, porém a demora em consertar os bugs vem preocupando até mesmo aliados de Trump, que dizem que "ninguém parece saber o que está acontecendo" e que "o conserto deveria demorar alguns dias, e não seis semanas".
Na última segunda-feira (4), dois funcionários do alto escalão da Truth Social pediram demissão. Josh Adams e Billy Boozer deixaram o posto de Chefe de Tecnologia e Desenvolvimento de Produtos da companhia após o desenrolar da problemática. Fontes revelaram à Reuters que a saída de Adams será um grande baque para a equipe, já que era considerando um dos "cérebros" do projeto.
Categorias