De acordo com o especialista em vazamentos Alessandro Paluzzi, o Instagram está trabalhando em um feed unificado, similar ao do TikTok. Todo o conteúdo ficaria concentrado nessa aba — imagens estáticas, Reels, stories e vídeos comuns — e nas outras abas ficariam notificações, mensagens, pesquisa e perfil do usuário.
Paluzzi compartilhou no Twitter um vídeo da novidade. A visualização das mídias aparece unificada, em um fluxo único de publicações que mistura vídeos e imagens.
#Instagram is working on a full immersive feed ?? pic.twitter.com/zTXVpH4C6n
— Alessandro Paluzzi (@alex193a) March 25, 2022
O consultor de mídias sociais e comentarista da indústria Matt Navarra opinou que não se surpreenderia caso o Instagram lançasse a mudança ainda em 2022. Se isso se concretizar, seguirá o que o CEO da rede social, Adam Mosseri, já havia comentado em 2021 sobre focar na concorrência com o TikTok.
Em 2021, o CEO do Instagram já havia anunciado que a rede social tentaria competir mais com o TikTokFonte: Shutterstock
Teste não agradou todo mundo
Alguns usuários, entretanto, não foram totalmente favoráveis à mudança, segundo comentários nas redes sociais. Respondendo a um comentário sobre a experiência de usuário "horrível", Navarra explicou que uma alternativa seria definir diferentes "comandos" para cada ação. Para visualizar stories, por exemplo, o usuário poderia tocar na parte superior da tela; para assistir aos vídeos do Reels, deslizar na vertical poderia ser uma solução.
The alternative is to have current IG setup of multiple tabs + different UI/UX for each type of content e.g. stories on top of screen (tap left/right to view), scroll for feed posts, vertical swipe for reels.
— Matt Navarra (@MattNavarra) March 25, 2022
What we have is now is far more complex vs. a single feed.
Outra sugestão dada por Navarra seria a possibilidade de "filtrar" o feed e selecionar somente stories ou somente Reels, caso o usuário deseje. Ele ainda destaca que esta é a direção que o TikTok segue atualmente: manter tudo em um único feed.
Enquanto o Instagram almeja se tornar cada vez mais forte na competição contra o TikTok, o vazamento trazido por Alessandro Paluzzi ainda não foi confirmado pela rede social e pode se tratar apenas de um teste. Porém, vale ressaltar que o especialista já acertou mudanças anteriores da rede social, como a opção de curtir stories, vazada no ano passado e lançada recentemente.
Fontes
Categorias