O site Insider realizou uma pesquisa com dezenas de influenciadores digitais e especialistas do setor sobre como fazer dinheiro no Instagram — e quanto ganham. Dentre publicidade para marcas, vender produtos diretamente de sua página e até mesmo receber da própria rede, confira todas as possibilidades e os ganhos de alguns dos influenciadores internacionais entrevistados.
Posts patrocinados
A principal forma de ter lucro na plataforma atualmente ainda é por contratos de patrocínio com marcas de diversos produtos e serviços. Os publi posts também estão ficando cada vez mais elaborados, com conteúdos completos que podem ser reaproveitados em diversos formatos. Uma das entrevistadas, Emma Cortes, é influenciadora de life-style com mais de 47 mil seguidores e assinou um total de 68 publicidades em 2021, fechando o ano com mais de US$ 300 mil (R$ 1,5 milhão).
Venda de produtos
Outra fonte de renda no meio digital é através da venda de produtos próprios pelo marketplace do Instagram e pela divulgação de links de afiliados de empresas. Inclusive, a própria rede social está testando um programa para remunerar afiliados que divulgarem produtos de lojas da plataforma. Uma influenciadora de cuidados com a pele, Vi Lai, transformou o marketing de afiliados em uma fonte lucrativa, de onde recebe cerca de US$ 5 mil por mês (R$ 25,2 mil).
Remuneração na plataforma
Comparado a outras plataformas, como YouTube, o Instagram está atrás quando o assunto é remunerar criadores de conteúdo. No entanto, isso deve mudar em 2022, visto que a plataforma está expandindo as maneiras fazer dinheiro diretamente da rede social.
Confira alguns dos recursos que de monetização que chegarão no aplicativo futuramente e já estão entrando no radar de criadores de conteúdo.
- Reels Play bonus: remuneração conforme o número de views em um Reels;
- Badges: ferramenta para monetizar lives;
- Assinaturas: usuários poderão “assinar” uma conta para ter acesso a conteúdos exclusivos;
- Anúncios de sobreposição: influenciadores poderão monetizar um Reels com anúncios “overlay”;
- Conteúdo original: o Instagram irá pagar por conteúdos originais, como séries de lives ou documentários para criadores;
Categorias