Talvez em mais uma tentativa para que a Apple decida aderir ao protocolo de comunicação RCS (Rich Communication Servies), o Google Mensagens passou a fornecer, em novembro, um suporte às reações de mensagens recebidas do iMessage, por enquanto restritas à versão beta de usuários do Android.
Como o iPhone não suporta o padrão RCS, até o momento as reações feitas por usuários de iOS apareciam em forma de uma mensagem extra, como “Não curtiu” ou “Riu”. Na prática, a limitação dificulta a comunicação entre os diferentes sistemas operacionais, tirando a graça do recurso nativo do iMessage e empobrecendo o visual de quem recebe a mensagem no Android.
Como funcionarão as reações do iMessage no novo suporte do Google Mensagens?
Fonte: Google/Reprodução.Fonte: Google
Assim que implantadas em uma versão definitiva do sistema Android, as reações do iMessage, conhecidas como "Tapbacks", serão convertidas no Google Mensagens em forma de emojis, e aparecerão no canto inferior direito do balão de mensagens enviadas. No entanto, a decisão de enviar rostos sorridentes no lugar dos símbolos oficiais do iMessage pode, em alguns casos, causar certa ambiguidade ao significado original.
Mas é preciso reconhecer que o Google fez algumas escolhas simpáticas no processo de transcrição. O símbolo "Coração" do iMessage, por exemplo, foi convertido no emoji "Rosto sorridente com olhos de coração"; o "HaHa" virou “Rosto com Lágrimas de Alegria”; “pontos de exclamação” são “Cara com a boca aberta”; e o ponto de interrogação é representado como “Cara pensante”. A única coincidência são os polegares para cima/para baixo.
Embora a conversão venha habilitada por padrão no Google Mensagens, é possível desabilitá-la manualmente, através da opção "Mostrar reações do iPhone como emoji" no menu de mensagens > Configurações > Avançado. Para os que preferirem manter o recurso funcionando, todas as vezes que tocarem em uma reação, aparecerá a mensagem “Traduzida do iPhone” com uma visão maior do emoji e do nome do remetente.
Fontes
Categorias