Nesta segunda-feira (31), a Meta anunciou a chegada de avatares 3D para o Instagram, o Messenger e o Facebook. Com a novidade, os usuários poderão se expressar em figurinhas, postagens e fotos de perfil com suas "contrapartes virtuais". Segundo o Gerente Geral do setor na empresa, Aigerim Shorman, os personagens terão feições variadas e contarão com a escolha de diversos aparelhos de acessibilidade, tais como cadeiras de rodas e implantes cocleares, visando representar a diversidade do público.
Sem surpresas, a novidade trata-se de mais um passo da empresa em direção ao metaverso — um "universo" abrigado inteiramente na internet, que poderá ser acessado através de dispositivos de realidade virtual e aumentada (AR e VR). Desde que foi revelado, no evento Connect 2021, o conceito tornou-se o principal foco da companhia de Mark Zuckerberg, influenciando também sua mudança de nome para "Meta".
Inicialmente, os novos avatares estarão disponíveis nos Estados Unidos, Canada e México, sendo liberados gradativamente para as demais localidades nos próximos meses. Embora seja inédito para o Instagram, o recurso funcionará como uma espécie de atualização no Facebook e no Messenger, que já possuíam um conjunto limitado de opções para a criação e personalização dos personagens.
Comparação dos avatares 3D do Facebook no ano passado e com a nova atualização, lançada hoje. (Fonte: Meta / Reprodução)Fonte: Meta
Segundo a Meta, será possível personalizar um personagem para o Facebook e o Messenger, outro para o Instagram, e um último para aplicativos de realidade virtual — alternativamente, também será possível sincronizar um único visual para ser utilizado em todas as redes sociais. Nesse contexto, a empresa aproveita para destacar que os novos avatares também receberam uma atualização em seu visual para refletirem as preferências dos usuários com maior precisão.
Ainda não há previsão de chegada no Brasil.
Categorias