O Twitter anunciou nesta sexta-feira (13) que está suspendendo, de novo, as inscrições para o seu programa de verificação que concede o "selo azul" para contas "autênticas, notáveis e ativas". A suspensão ocorre após a plataforma admitir que autenticou várias contas falsas, provavelmente acionadas por uma botnet.
Não é a primeira vez que o microblog do passarinho interrompe o seu programa de verificação. A plataforma teve que apertar o "pause" do programa também em 2017, após receber várias críticas por autenticar a conta de um dos organizadores da manifestação "Unite the Right", que reuniu grupos de extrema direita e supremacistas brancos na cidade de Charlottesville, EUA, naquele ano.
We’ve temporarily hit pause on rolling out access to apply for Verification so we can make improvements to the application and review process.
— Twitter Verified (@verified) August 13, 2021
For those who have been waiting, we know this may be disappointing. We want to get things right, and appreciate your patience.
A volta da verificação de contas em 2021
A plataforma retomou o programa, com uma nova versão, no dia 20 de maio passado, mas teve que interrompê-la uma semana depois, por ficar abarrotada com uma avalanche de pedidos. Após um "respiro", o Twitter voltou a aceitar novos pedidos, com a identidade dos usuários podendo ser confirmada com a apresentação de um website oficial, documento de identidade emitido pelo governo ou endereço de e-mail oficial.
Ao interromper, hoje, o programa do selo azul, o Twitter Verified esclareceu em um tuíte que a pausa é temporária, e se destina a "fazer melhorias na inscrição e no processo de revisão". Para quem já se inscreveu no programa e está esperando resposta, existe uma chance de aprovação, pois a plataforma garantiu que analisará as solicitações recebidas "o mais rápido possível".
Para quem ainda estava esperando para enviar seu pedido de verificação de conta, o recado é: "Queremos acertar as coisas e agradecemos sua paciência".
Fontes
Categorias