O TikTok alterou a voz do recurso Text-to-Speech (conversão de texto em voz) após uma dubladora mover uma ação judicial contra a rede social. Conforme as informações, a atriz alega não ter autorizado o uso do seu trabalho pelo aplicativo.
Nos últimos dias, uma “narradora” substituta tem aparecido nos vídeos da plataforma. Usando um tom mais enérgico e otimista, ela cria um clima bem diferente do jeito divertidamente monótono da voz anterior.
@wannabe.fairy PLEASE TIKTOK WHAT IS THIS ##fyp ##texttospeech
? Castaways - The Backyardigans
No início de maio, a dubladora Bev Standing afirmou ser a voz feminina do recurso Text-to-Speech do TikTok. Ao mover o processo contra a Byte Dance, proprietária da rede social, ela alegou que nunca concordou em trabalhar com a empresa.
Segundo a atriz, ela realizou um trabalho para o Instituto de Acústica Chinês que seria usado somente em traduções. Dessa maneira, ela não teria autorizado o uso da sua voz além dessa finalidade específica.
Então, Standing soube que a voz estava sendo usada na rede social após familiares e amigos enviarem diversos vídeos do efeito. Entre eles, alguns virais que a faziam repetir uma série de palavrões – algo que a deixou bastante chateada.
O TikTok não comentou sobre o processo movido pela dubladora e a introdução da nova voz feminina na plataforma. Entretanto, a mudança sugere que a companhia está levando a sério a ação judicial.
@stockysamdale Sodium chloride ???? #fyp #texttospeech
? original sound - hammy
Sobre o recurso Text-to-Speech
A funcionalidade Text-to-Speech foi adicionada ao TikTok em dezembro do ano passado. Ela permite que usuários digitem um texto e, em seguida, o aplicativo faz uma leitura em voz alta durante os vídeos.
Em pouco tempo, o recurso começou a ser usado frequentemente por criadores de conteúdo. Tal como, o efeito do “narrador” foi aplicado em diversos vídeos que se tornaram virais na plataforma.
Conforme o Newsweek, a mudança ocorre apenas com a voz feminina usada nos países da América Norte. Para mais, o TikTok está atualizando o algoritmo do app para impedir a inclusão de palavrões nos conteúdos.
Categorias