O Facebook anunciou nesta quarta-feira (31) duas grandes mudanças no feed, que darão ao usuário mais controle sobre a sua conta. A primeira novidade está ligada à disposição de postagens na página inicial, que agora poderão ser classificadas pelo algoritmo da rede social ou por ordem cronológica — recurso que vai e vem na rede social e cujo retorno surpreendeu muitos usuários.
A outra mudança é a implementação de mais controle sobre comentários, medida que visa promover a privacidade e segurança dos usuários da rede mesmo em postagens públicas. Confira mais detalhes sobre essas alterações a seguir.
Facebook implementa feed cronológico
Como já mencionado, os usuários poderão "personalizar" o seu feed que, anteriormente, seguia o padrão ditado pelo algoritmo do site. A nova opção de feed cronológico, contudo, não é tão acessível assim.
Para ativá-la, é preciso clicar em "Ver mais" no menu principal à esquerda (no versão para web) ou no menu de configurações (no aplicativo) e selecionar "Mais recentes". A funcionalidade estará disponível nas próximas semanas tanto para dispositivos Android quanto iOS.
Controle de comentários
Para permitir que os usuários tenham mais controle sobre quem comenta seus posts públicos, o Facebook disponibilizará três modalidades:
- Comentários abertos para qualquer um;
- Comentários permitidos apenas para amigos;
- Comentários abertos para pessoas ou páginas citadas no post.
Ainda será possível até mesmo fechar a publicação para qualquer tipo de comentário. Para tanto, basta escolher a modalidade citada no item 3 e marcar uma página na qual apenas você controla. Embora a rede social já tenha anunciado o recurso, não foi revelado quando ele será implementado oficialmente.
Outras novidades no site azul
Novos ares devem ter passado pelas terras do Facebook. Isso porque, além dos recursos citados acima, o site ganhou uma repaginada em outras áreas. Aproveitando a onda de mudanças, a rede social lançou a aba Favoritos, para priorizar os posts de 30 amigos e páginas do seu interesse no seu feed. Agora, também é possível entender porque o algoritmo te mostra algumas publicações com a ferramenta "Por que eu estou vendo isso?".
Categorias