O TikTok tornará os anúncios personalizados uma obrigatoriedade a partir de 15 de abril. A rede social já exibe propagandas direcionadas com base no comportamento do usuário dentro da plataforma, mas atualmente traz uma opção para desabilitar o rastreamento de atividades no app.
Com a mudança, o aplicativo obrigatoriamente vai levar em conta as ações do usuário durante a navegação para escolher os anúncios que serão exibidos. A empresa começou a enviar um aviso sobre a alteração para todos os usuários que optam por ver propagandas não direcionadas dentro da rede social.
"Baseado em suas configurações, você atualmente vê anúncios gerais e que não são baseados na sua atividade", diz o aviso. "A partir de 15 de abril, suas configurações mudarão e as propagandas serão baseadas no que você faz no TikTok."
A mudança afeta apenas as atividades do usuário dentro do aplicativo. Ou seja, ainda será possível bloquear o TikTok de rastrear seu comportamento em outros aplicativos ou sites para direcionar a exibição de anúncios.
A mudança aproxima a experiência de anúncios do TikTok aos seus principais concorrentes, incluindo Facebook e Twitter. As plataformas também mapeiam o comportamento do usuário durante a navegação, mas ainda entregam a opção de bloquear o rastreio externo.
Em um comunicado enviado ao The Verge, o TikTok tentou tranquilizar os usuários preocupados com a mudança e disse que está comprometido em respeitar a privacidade de seus consumidores. A rede social disse que continuará sendo transparente em relação ao uso de dados coletados dentro do app.
Influência da Apple
A mudança nas diretrizes de anúncios do TikTok chega após a Apple anunciar novas políticas de privacidade para o iOS 14 que intensificam o uso do App Track Transparency (ATT). Em breve, os aplicativos da App Store terão que solicitar a permissão do usuário para rastrear dados de fontes externas para direcionar propagandas.
As empresas que vivem de anúncios temem que a mudança possa trazer grandes quedas nos ganhos com publicidade. O movimento do TikTok pode ser uma forma da companhia tentar se adaptar aos novos padrões de uso do iOS.
Fontes
Categorias