Você provavelmente já se deparou nas redes sociais com uma página de um serviço chamado Linktree, que, basicamente, é um grande hub de atalhos e sites referentes a uma marca ou pessoa. Por meio de um único endereço, é possível ter acesso a diferentes perfis em plataformas, além de outros conteúdos relevantes relacionados.
Mas você sabe exatamente o que é esse serviço e como ele funciona? A plataforma é bem simples de ser configurada, porém tem alguns segredos e é mais indicada para uso profissional, já que não é gratuita para sempre.
Criando ramificações
O Linktree é um serviço online independente criado em 2016, mas só recentemente popularizado, inclusive no Brasil.
A plataforma permite a criação de uma página de referência sobre você ou sua empresa, como uma espécie de ponto de partida para que um visitante saiba mais sobre seu trabalho — quase como uma landing page, em termos do marketing digital.
Linktree.Fonte: Linktree
Ao criar uma página no Linktree, você pode inserir atalhos para o que desejar. Isso inclui perfis em redes sociais variadas (Twitter, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest e afins), postagens específicas, número de WhatsApp para adicionar aos contatos, site oficial e até eventuais links importantes, como loja digital.
A página gerada pelo Linktree pode ser totalmente personalizada e é bem mais chamativa do que um simples apanhado de links. O usuário é capaz de trocar a imagem de fundo, os ícones das redes sociais, o formato e a cor dos botões e até inserir um emoji no nome do link.
Exemplos e possibilidades de uso do Linktree.Fonte: Linktree
Além de ser uma central de endereços, a plataforma exibe estatísticas de tráfego para que você controle acessos e saiba quais canais estão atraindo mais pessoas.
O endereço também pode ser integrado ao Pixel, do Facebook, e ao Analytics, da Google, gerando relatórios ainda mais completos sobre seu desempenho em redes. A plataforma oferece suporte em tempo real para tirar dúvidas ou reportar eventuais problemas.
Como compartilhar e inserir no Instagram
Depois de configurar os atalhos em seu Linktree, o resultado da página é um link curto, com o domínio da plataforma e seu nome de usuário ou serviço.
O resultado na bio do Instagram.Fonte: Linktree
Esse endereço pode ser compartilhado livremente, mas é comum ser usado como bio no Instagram. A rede social até permite a adição de links na descrição do perfil, mas é possível colocar somente um endereço por vez.
É pago?
Vale lembrar que o Linktree é um serviço gratuito por tempo limitado. A criação de conta não tem custos e é possível usar a ferramenta por 14 dias sem pagamentos, mas a partir desse período é necessário assinar o serviço. São dois planos: Expert, que é anual, e Pro, com cobranças mensais.
Sendo assim, o serviço é mais indicado para quem tem empresa, é empreendedor ou influenciador e precisa de um único endereço para concentrar diversas informações.
Fontes
Categorias