O Instagram anunciou nesta quarta-feira (10) uma mudança na moderação do conteúdo enviado em mensagens privadas (DMs) na plataforma. A novidade foi tema de uma postagem no blog oficial da rede social.
A partir de agora, não tem mais conversa: perfis que forem pegos enviando mensagens abusivas ou caracterizadas como discurso de ódio a outros perfis serão deletados do serviço. Caso essa seja a primeira vez que a pessoa é advertida, ela será impedida de enviar outros recados por algum tempo. Em caso de reincidência, a conta é removida.
Além disso, a plataforma vai ampliar os mecanismos de identificação de fakes gerados para esse tipo de prática. Ela se comprometeu em suspender contas novas e falsas, criadas somente para enviar uma enxurrada de mensagens ofensivas a outros usuários.
Tarefa árdua
Casos de racismo no futebol inglês foram citados pelo Instagram como um dos episódios mais recentes que motivaram a mudança de política. Além das medidas internas, a plataforma vai entrar em contato com autoridades policiais quando possível, começando a partir do Reino Unido.
Como as DMs têm o conteúdo privado, o Instagram não consegue impedir o envio de muitos conteúdos ofensivos em relação a religião, etnia, aparência ou afiliação política. Entretanto, a empresa trabalha em filtros, configurações personalizadas para usuários de alta relevância e ferramentas de Inteligência Artificial que identificam certos termos e padrões de envios sucessivos.
Fontes
Categorias