O Procon de São Paulo divulgou um alerta sobre um novo tipo de golpe que tem como alvo os usuários de telefones celulares, cujo objetivo é clonar o aparelho para roubar dados, senhas, informações bancárias e números de contatos do proprietário da linha.
Segundo o diretor executivo do Procon-SP Fernando Capez, a nova fraude tem uma mecânica de funcionamento bem simples. O telefone toca e, aparentemente, a ligação parece ser originada do próprio número do usuário. Ao atender a chamada, o dono do celular pode ter o aparelho clonado em apenas 10 segundos.
No vídeo divulgado pelo órgão, Capez relata ter recebido várias reclamações de pessoas que teriam sido vítimas da fraude, que guarda semelhanças com o caso ocorrido com o Ministro da Justiça Sérgio Moro, no ano passado — na época, ele comentou sobre as ligações do próprio número recebidas em seu telefone, pouco tempo antes da invasão em sua conta do Telegram e a divulgação de conversas privadas.
Após o caso que ficou conhecido como Vaza Jato, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou às operadoras o bloqueio das chamadas originadas do próprio número, mas parece que os golpistas estão conseguindo burlar o sistema de alguma forma.
Como se proteger?
A melhor maneira de se proteger deste novo golpe que pode clonar o celular é não atender às ligações do próprio número, recusando a chamada, conforme recomenda o Procon-SP.
O usuário também deve entrar em contato com a sua operadora e relatar a ocorrência deste tipo de chamada, além de avisar aos familiares e amigos para não cair na fraude.
Fontes
Categorias