O redesign do Facebook para navegadores de desktop foi prometido pela companhia desde o começo do ano, na conferência anual de desenvolvedores. Felizmente, o desenvolvimento desse novo visual já deve estar nas etapas finais e algumas pessoas já estão sendo agraciadas com o modo Beta. O TecMundo já conseguiu habilitar o novo modo, venha ver o que achamos!
No primeiro momento, a nova cara do Facebook nos deixa facilmente desorientados e espantados com o tamanho das fontes, ícones, fotos e atalhos. Agora, com visual mais próximo do mobile — com botões grandes, espaçados e o mínimo de nomes na tela — reaprender a usar o Facebook pode exigir um pouco de esforço, mas nada exagerado.
Um feed renovado
A começar pelo feed de notícias. Sua repaginada foi amigável com as publicações que encontramos por lá. Elas, agora, parecem tomar mais espaço na tela, com menos poluição de ícones, grupos e jogos ao redor delas.
As funções de “curtir”, “comentar” e “compartilhar” ainda continuam nas mesmas posições, embora os botões pareçam maiores. Na barra vertical à esquerda, boa parte dos atalhos foi eliminada, deixando apenas os principais grupos, páginas e o link para seu perfil.
Essa barra também conta com o botão “ver mais”, que se acionado, volta a exibir todos os atalhos antigos com novos ícones — exigindo até que role a seção para poder visualizar todos, o que é menos prático.
Há também novos botões na parte superior do Facebook. Agora há botões centralizados para Home, Facebook Watch, Facebook Marketplace, Grupos e Facebook Gaming. Eles são visíveis o tempo todo, então é possível acessar essas seções com bastante facilidade. Além disso, houve a repaginada total do visual dos botões de notificações, mensagens e a logo do Facebook. Todos redondos ou com cantos arredondados e de fácil leitura quando abertos.
Por fim, no lado direito há a barra com os contatos do Facebook Messenger. A seção está mais proeminente do que antes, com botões e fotos de amigos maiores.
Modo escuro e objetivos das mudanças
Uma adição interessante do novo visual do Facebook é a adição de um modo escuro. Veio um pouco tarde, já que boa parte dos aplicativos já traz o recurso há algum tempo. Para habilitá-lo, basta clicar na foto de perfil no canto superior direito.
É evidente a tentativa do Facebook de dar maior atenção a seções já conhecidas antes, mas que eram ofuscadas pelo Feed de Notícias. Os botões centralizados na parte superior salientam essas outras iniciativas de aumentar a quantidade de conteúdo dentro da rede social. Com a atualização, produtores de conteúdo de vídeo, vendedores e streamers terão mais espaço na plataforma.
Não é possível afirmar se a iniciativa será eficiente ao atrair mais usuários, a não ser que o Facebook divulgue tais dados nos próximos meses. Entretanto, é inegável que consumir outros tipos de mídia se tornou algo mais atrativo e fácil, principalmente o Facebook Gaming.
Como habilitar o novo Facebook?
Não há informações sobre os critérios do Facebook para a liberação do novo visual. Aqueles que podem adotá-lo recebem uma notificação para abrir a guia ao lado do botão de ajuda, avisando o usuário que é possível mudar para o Facebook Beta a qualquer momento.
Uma dica válida é limpar o cache do navegador. O processo varia de cada software. No Google Chrome, por exemplo, basta ir no menu de configurações, rolar até a seção de “Privacidade e Segurança” e clicar em “Limpar dados de navegação”.
Se apagar totalmente os dados não for interessante, você pode desmarcar essas opções do menu e autorizar somente a exclusão das “Imagens e arquivos armazenados em cache”. Assim, somente esses dados serão apagados e o histórico, senhas e outras informações não serão deletadas.
Já conseguiu conferir o novo visual? Conte-nos como foi sua experiência com o Facebook Beta nos comentários!
Fontes
Categorias