A multa e o acordo já haviam sido anunciados e agora começam efetivamente a vigorar: a Federal Trade Comission (FTC), órgão que regula o mercado nos Estados Unidos, notificou oficialmente o Facebook com multa de US$ 5 bilhões e algumas condições sobre a segurança de dados dos usuários — assunto bastante discutido com os vazamentos no caso Cambridge Analytica.
No documento assinado hoje (24), a FTC alega que a rede social violou a lei ao falhar em preservar as informações de terceiros, ao veicular anúncios por meio do uso de números de telefone fornecidos pela segurança e ao mentir para os usuários que seu software de reconhecimento facial estava desativado por padrão.
O Facebook será obrigado a conduzir uma análise de privacidade de cada novo produto ou serviço que desenvolver — e essas revisões devem ser enviadas ao CEO e a um assessor terceirizado a cada trimestre.
Fonte: Federal Trade Comission/Reprodução
Por se relacionar diretamente com a Cambridge Analytica, a companhia de Mark Zuckerberg agora precisará obter certificações de uso de aplicativos e desenvolvedores de terceiros que desejam usar os dados de seus usuários. Contudo, não há limites sobre o acesso que a empresa pode autorizar a esses grupos, uma vez que a divulgação seja feita.
Facebook promete mais proteção dos dados
A rede social publicou um comunicado falando sobre a multa e as mudanças que devem ocorrer na plataforma, como forma de cumprimento do acordo junto à FTC. “Como parte desse esforço, estaremos realizando uma revisão de nossos sistemas. Esperamos que este processo revele problemas — isso faz parte do seu propósito. Quando isso acontecer, trabalharemos rapidamente para resolvê-los.”
O Facebook diz que neste ano mesmo, em resposta à investigação da FTC, descobriu falhas que permitiam a alguns parceiros continuar acessando dados para fornecer recursos da plataforma em seus produtos.
Fonte: Facebook/Reprodução
“Embora não tenhamos descoberto nenhum abuso, o novo acordo ajudará a evitar esses riscos daqui para frente. Também seremos mais diligentes em como monitoramos os abusos e exigiremos que os desenvolvedores sejam responsáveis pelas formas como eles usam dados e cumprem nossas políticas.”
Será que isso resolve?
Uma das grandes perguntas a respeito disso tudo é: será que o Facebook e outras companhias multibilionárias — ou trilionárias — realmente vão mudar suas políticas de privacidade e segurança de dados depois disso tudo?
“Apesar das repetidas promessas feitas a bilhões de usuários em todo o mundo de que eles poderiam controlar como as informações pessoais são compartilhadas, o Facebook ignorou as escolhas dos consumidores”, criticou Joe Simons, presidente da FTC, em comunicado sobre o acordo feito com a companhia de Mark Zuckerberg.
Fonte: Pexels/Reprodução
Rohit Chopra, comissário democrata da FTC, disse que a pena fornece “imunidade total” aos executivos da rede social. Ele complementou ao destacar que “não há restrições reais ao modelo de negócios do Facebook” e o acordo com multa “não conserta os principais problemas que levaram a essas violações”.
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