Já recebeu em sua linha do tempo do Facebook um anúncio bom demais para ser verdade ou que era extremamente suspeito e parecia claramente um golpe? A empresa percebeu que seus canais estão sendo usados para esses fins e lançou uma ferramenta para que os usuários possam denunciar anúncios fraudulentos.
Publicações patrocinadas que trazem mensagens que prometem dinheiro rápido e fácil, venda de criptomoedas suspeitas e esquemas de pirâmide podem ser marcadas por qualquer usuário. Esses anúncios serão analisados por uma equipe antigolpe da plataforma, que definirá se a propaganda será removida e se o anunciante será punido de alguma forma.
A ferramenta surgiu depois de o Facebook ter sido processado por Martin Lewis, um jornalista britânico e fundador do site moneysavingexpert.com, que teve seu nome e sua imagem utilizados em anúncios fraudulentos. Desde então, a empresa tem feito esforços para combater esses golpes, incluindo uma doação de £ 3 milhões para a iniciativa antigolpe Citizen Advice.
"Através de nosso trabalho com Martin Lewis, estamos tomando uma posição líder no mercado e nossa nova ferramenta de denúncia e equipe dedicada são passos importantes para interrompermos o mau uso de nossa plataforma", falou Steve Hatch, vice-presidente do Facebook no norte da Europa.
"Prevenção é a chave. Nossa doação para o Citizen Advice não apenas ajudará aqueles afetados por golpes, mas conscientizará sobre como evitar fraudes. Em um nível global, triplicamos o tamanho de nossa equipe de segurança para 30 mil pessoas e continuamos investindo pesado em remover conteúdos ruins de nossa plataforma".
Caso você perceba algum anúncio enganoso, tudo o que precisa fazer é clicar nos três pontos ao lado da publicação, selecionar a opção "Denunciar Anúncio" e marcar como "Enganoso" ou "Fraudulento". Promessas de dinheiro fácil e uso de imagens de celebridades em marcas desconhecidas são sinais de que pode ser uma fraude.
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