Enquanto o debate sobre como combater o compartilhamento de notícias falsas em redes sociais continua, o Facebook parece também estar preocupado com a própria imagem. Segundo informações da Bloomberg, desde 2016 a empresa de Mark Zuckerberg vem utilizando um software chamado Stormchaser (caçador de tempestades, em tradução livre), criado para acompanhar tendências, publicações virais, memes que contenham rumores, notícias falsas, correntes e teorias de conspiração sobre o próprio Facebook.
Desde memes sobre Zuckerberg ser um alienígena até rumores de que a rede social “escuta” seus usuários, tudo é captado pelo programa, analisado, e as informações obtidas são utilizadas para derrubar fake news sobre o Facebook.
Segundo uma porta-voz da empresa, o Stormchaser não foi criado para combater notícias falsas, em geral, mas sim utilizar palavras-chave para detectar a necessidade de responder a rumores na própria plataforma.
(Fonte: Mark Zuckerberg/Facebook)
E o Stormchaser não foi utilizado apenas no Facebook em si; outros serviços da empresa, como o WhatsApp e o Instagram, também o aplicaram. Segundo a porta-voz, o programa ainda existe, mas deixou de ser usado em 2018, sem maiores explicações sobre o porquê.
A empresa aplica enquetes para saber como os líderes da empresa, Mark Zuckerberg e Sheryl Sandberg, são percebidos pelo público e, a partir disso, buscar melhorar a imagem deles e a do Facebook.
Fontes
Categorias