O Snapchat, apesar de já estar um pouco em baixa, foi um tremendo sucesso há alguns anos. Sua funcionalidade de fotos ou vídeos curtos que ficam postados por apenas 24 horas e depois desaparecem revolucionou as redes sociais e inspirou apps como o Instagram, que criou os famosos Stories e tirou o aplicativo original dos holofotes.
Em uma conversa com Josh Constine, editor-chefe da publicação TechCrunch, durante o festival SXSW, que está acontecendo no Texas, os cocriadores do Instagram Kevin Systrom e Mike Krieger afirmaram que roubaram a ideia do Snapchat para colocá-la em seu próprio app. A explicação, porém, dá a entender que eles apenas levaram para os usuários o que eles queriam.
O Instagram, já no começo de 2017, batia forte no Snapchat em quantidade de usuários e Stories publicados
“Por muito tempo, os perfis das pessoas [no Instagram] eram preenchidos com links do Snapchat”, disse Systrom. “Ficou claro que as pessoas estavam tentando unir os dois produtos. Então, demos a elas o que elas queriam”. O recurso, que estreou no Snapchat ainda em 2013, acabou pintando no Instagram em 2016 e foi um sucesso total.
Cópia ou inspiração?
O recurso, porém, parece ter dado certo apenas no Instagram, visto que outras cópias descaradas do Snapchat, como no Facebook e no WhatsApp – não por acaso todos produtos do mesmo dono –, acabaram não dando muito certo, mesmo com as plataformas forçando para que a ferramenta fosse usada. O Instagram, já no começo de 2017, batia forte no Snapchat em quantidade de usuários e Stories publicados.
Por mais que os cocriadores afirmem que apenas levaram para os usuários o recurso que pareciam desejar, não deixa de ser um roubo de ideia que acabou sendo bastante vantajoso para o Instagram, o que ainda prejudicou o Snapchat e o deixou para trás.
Fontes
Categorias