Facebook pago e sem anúncios? Zuckerberg explica por que isso não existe

1 min de leitura
Imagem de: Facebook pago e sem anúncios? Zuckerberg explica por que isso não existe

Entre tanta polêmica relacionada ao uso indevido de dados, naturalmente surgiu a pergunta “por que o Facebook não oferece uma versão paga de seu serviço, sem propagandas?”. O próprio figurão da rede social, Mark Zuckerberg, veio a público explicar por que isso não é tão simples quanto aparenta.

Na última quarta-feira (20), o Facebook publicou uma entrevista com Zuckerberg e um professor de Direito da Universidade Harvard conversando sobre vários tópicos. Quando falado sobre “Facebook sem propagandas”, o CEO esclareceu alguns pontos importantes sobre o tema.

(Imagem: Reprodução/Reuters)

Quando as pessoas questionam o modelo de propagandas do Facebook, eu não acho que é somente sobre ‘propagandas’.

Ciente de sua posição delicada, Zuckerberg disse entender que há pessoas que não se sentem confortáveis com a falta de controle sobre os próprios dados coletados dentro e fora da rede social. “Quando as pessoas questionam o modelo de propagandas do Facebook, eu não acho que é somente sobre ‘propagandas’. Penso que é sobre ver propagandas e os dados que envolvem o direcionamento delas”, disse o CEO.

Atualmente, há algumas maneiras de diminuir as propagandas inconvenientes, no entanto, é impossível evitá-las totalmente — tampouco não ter seus dados gravados. A questão da coleta de dados se agrava ainda mais por ser bastante complexa, desde histórico de navegação do usuário até alguns dados mais rudimentares de pessoas que nem utilizam a rede social.

É um direito, não um privilégio

“E como uma questão de princípios, nós não poderíamos oferecer o controle dos dados somente a quem paga. Se nós dermos o controle dos dados, daremos para toda a comunidade”, ressaltou Zuckerberg. Por fim, disse acreditar que os novos recursos do Facebook para controle de dados dispensarão a necessidade de um serviço por assinatura.

(Imagem: Reprodução/Marketing Land)

Você pode assistir à entrevista na íntegra (em inglês) clicando neste link.

O que você acharia de pagar para ter melhor controle de seus dados?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.