Meio que entre trancos e barrancos, o Facebook entra na adolescência e comemora neste início de fevereiro seus 15 anos. Independente das polêmicas sobre privacidade e segurança que assolam a plataforma nos últimos anos, um ponto é inegável: a rede social mudou a maneira como nos relacionamos para sempre, não somente no ambiente digital e nos computadores, mas também na própria vida real e o jeito como consumimos nossos smartphones.
Entre os destaques estão os anos de criação (2004), a disponibilidade para todos (2008), a estreia das páginas (2007) e do chat (2008), que hoje é um mensageiro dedicado, entre outras coisas.
Vídeo que celebra os 15 anos ainda não está disponível
A companhia também criou um vídeo, nos moldes dos aniversários de amizade que vemos com frequência na plataforma, mas que, por enquanto, ainda não está disponível por aqui — é muito provável que você o veja em breve na versão para smartphones.
É claro que ali o Facebook não cita o escandaloso caso Cambridge Analytica e os recorrentes ataques hacker e vazamentos de dados de 2018, nem a queda recorde na Bolsa de Valores ou o programa em que recrutava adolescentes por US$ 20 para coletar suas informações. Mas estar há 15 anos desbravando muitas das fronteiras digitais que não existiam 2 ou 3 décadas atrás não deixa de ser algo especial.
Fontes
Categorias