O Facebook começou a testar com o público uma novidade que deve exemplificar como poucas coisas a impessoalidade das redes sociais: botões com comentários automáticos. Alguns usuários já têm visto o recurso e ele oferece uma série de respostas prontas para serem postadas em transmissões de vídeo ao vivo feitas na rede social.
Os textos seriam gerados por algoritmos para contemplar a tônica do vídeo, oferecendo frases de apoio, como no vídeo sobre o tiroteio em um hospital ontem (19) em Chicago, nos Estados Unidos, que deixou quatro mortes. Junto à transmissão, era possível ver frases como “Espero que todos estejam bem”, “De partir o coração” ou “É muito triste” em botões.
So I’m just noticing that Facebook has a thoughts and prayers autoresponder on our Chicago Hospital shooting livestream and I have thoughts pic.twitter.com/8LQULnbQty
— Steph Haberman (@StephLauren) 19 de novembro de 2018
Esse recurso é semelhante ao Smart Reply, lançado originalmente no Google Inbox e que chegou há pouco tempo no Gmail. Ele facilita a vida de quem precisa responder emails com sentenças curtas e diretas, uma função bem diferente dos comentários em uma rede social que pretende aproximar as pessoas e trazer os amigos para mais perto.
A novidade ainda está em fase de testes e possivelmente levará algum tempo até que chegue a todos. Resta a dúvida, ainda, se ela será expandida para outros tipos de publicação além das transmissões ao vivo e se as reações possíveis serão apenas aquelas direcionadas a eventos trágicos e negativos.
O que você achou dos botões de comentários do Facebook? Isso é positivo ou negativo? Deixa a sua opinião aí nos comentários.
Fontes
Categorias