O Facebook revelou hoje (23) a lista de grupos que mais gastaram dinheiro com anúncios na rede social com relação às eleições locais dos EUA deste ano, e, surpreendentemente, não foi nenhum magnata ou forte grupo político. Em vez disso, o primeiro colocado na lista seria o próprio Facebook.
A empresa de Mark Zuckerberg fez uma intensa campanha em sua própria rede social para mostrar aos internautas as ferramentas que a plataforma oferece para verificar anúncios políticos. A ideia da empresa era prevenir que seu site se tornasse, mas uma vez, uma ferramenta de manipulação de eleitores, como aconteceu em 2016 com a eleição de Trump e os intrusos russos.
Ao todo, o Facebook “gastou” US$ 12,5 milhões em anúncios em sua própria plataforma para informar aos eleitores sobre a procedência de anúncios políticos. Nenhum deles endossava candidatos ou grupos, mas sempre tratavam sobre as eleições.
O segundo que mais gastou em anúncios na plataforma foi Beto O’Rourke, um candidato que concorre a uma vaga nos senado norte-americano contra Ted Cruz. Confira a lista completa compilada pelo Recode.
Categorias