Você seria capaz de manter uma conversa numa rede social, com aquele seu amigo de infância, sem usar absolutamente nenhum emoji?
O homem chegou à lua em 1969... Mas, dizem as “más” línguas, que, em pleno 2018, as empresas de tecnologia ainda sofrem para criar emojis dignos de nosso tempo. Eles já foram alvo de piadas, frustração e até mesmo indignação e protestos. Neste artigo, vamos conhecer oito dessas figurinhas que revolucionaram a forma como nos comunicamos no mundo online, e que já foram motivo de polêmica.
1. Hambúrguer
The burger emoji battle is fun, but let's take a moment to point out that Microsoft is the only one that gets it completely right pic.twitter.com/csKiLwL3OK
— Rich Woods (@TheRichWoods) 29 de outubro de 2017
Você prepararia um hambúrguer com o queijo embaixo da carne? Pois é, o equívoco foi cometido pela Google no lançamento do Android Oreo 8.0, e depois foi corrigido na versão 8.1.
2. Cerveja
Hmmmm, Google, this is not how beer works pic.twitter.com/rLsmThcLKM
— Thomas Fuchs ?? (@thomasfuchs) 29 de outubro de 2017
Na mesma versão do Android, a Google ainda cometeu a gafe de colocar espuma na boca de uma caneca de cerveja que nem cheia estava. Bruxaria ou tecnologia?
3. Paelha valenciana
???? We made a change. Our paella emoji now has traditional ingredients @arrozlafallera https://t.co/APjN55EIxE pic.twitter.com/6uZ9eDvvxu
— Emojipedia ???? (@Emojipedia) 27 de janeiro de 2016
Um prato típico da Espanha e que a Apple quis “inovar” no iOS 10.2, em 2016, colocando ingredientes nada convencionais, como camarão, ervilhas e algo não identificado. A versão atualizada os substituiu por feijão branco e feijão verde.
4. Lagosta
Revamped lobster emoji gets a leg up (two, actually) after original design gets tripped up over anatomy: https://t.co/VS75axI9Hv #Maine #lobster pic.twitter.com/A7ttd09BXa
— Kevin Miller (@KevinMillerPPH) 20 de fevereiro de 2018
No início deste ano (2018), a Unicode Consortium, a organização sem fins lucrativos que cria emojis e permite que as empresas de tecnologia cheguem aos projetos finais, lançou uma lagosta portadora de deficiência física. A coitada tinha apenas 4 pares de patas, ao invés de 5.
5. Salada
There's big talk about inclusion and diversity at Google so if you need any evidence of Google is making this priority may I direct your attention to the ?? emoji— we've removed the egg in Android P beta 2, making this a more inclusive vegan salad. pic.twitter.com/kzHY0A9ZjG
— Jennifer ???? (@jenniferdaniel) 6 de junho de 2018
Outro emoji que deu o que falar no início de 2018... A salada da Google tinha uma fatia de ovo cozido. Isso seria o mais comum para pessoas com hábitos comuns. Entretanto, a comunidade vegana fez tanto barulho que fez com que a Google revisasse a bendita salada. Agora está tudo ok: uma salada com ingredientes unicamente vegetais.
6. “Sentindo-se gordo”
Facebook changes 'feeling fat' emoji to 'feeling stuffed' after online petition http://t.co/n9nAEHnHr5 pic.twitter.com/fq6AIbS9ao
— Mashable (@mashable) 10 de março de 2015
Em 2015, a bola da vez foi o Facebook, que resolveu adicionar um emoji com um rostinho um tanto inchado, e que servia para os usuários passarem a ideia de que haviam comido demais, mas que era descrito como “sentindo-se gordo”. A ideia não foi bem aceita na rede social, com vários usuários postando fotos com uma mensagem que dizia “gordo não é um sentimento”. Após as críticas, o site atualizou o emoji para “sentindo-se cheio”.
7. Skate
Hey @tonyhawk the skateboard emoji just came out in iOS 12.1 (beta) and here's what it looks like ?? pic.twitter.com/egTjulgcsd
— Jeremy Burge ?? (@jeremyburge) 2 de outubro de 2018
Este ano a Unicode fez a felicidade dos fãs de skateboarding ao lançar a figurinha de seu objeto predileto. Entretanto, o modelo escolhido parecia ter saído da década de 70. Depois disso, foi necessário que a lenda do esporte, Tony Hawk, os ajudasse a desenvolver um modelo mais moderno.
8. Bumbum de pêssego
Apple’s peach emoji looks like a butt again. https://t.co/88bSHanqiV pic.twitter.com/umjFdh5DnD
— The FADER (@thefader) 16 de novembro de 2016
No caso do pêssego da Apple, não teve jeito. No início ele era associado a um bumbum redondinho. Ela tentou consertar isso em 2016, mas foi em vão. Parece que o bumbum agradou mais os usuários do que a fruta em si. Eles reclamaram e a empresa voltou atrás, trazendo o “traseirinho frutificado” mais uma vez.
Fontes
Categorias