O Facebook anunciou atualizações para o seu Marketplace, com recursos baseados em Inteligência Artificial. O espaço da rede social é dedicado a anúncios de compra e venda desde 2016, mas passou a ser oferecido no Brasil somente no início de 2018. De acordo com comunicado oficial da companhia, o update foi lançado em comemoração aos dois anos do serviço. Para isso, serão disponibilizadas melhorias quanto à categorização e precificação de produtos, de forma automática.
Nesse caso, a tecnologia deve funcionar do seguinte modo: “se alguém quer vender sua cadeira de escritório, o Marketplace pode usar a IA para ajudá-lo a vender ainda mais rápido ao sugerir [uma faixa de preço] (...) com base em cadeiras semelhantes recentemente vendidas. A IA também categorizará automaticamente a cadeira como ‘mobília’ com base na foto e na descrição, para que você não precise fazer isso.”
Também estão sendo testados recursos de câmera, em que a IA irá reconhecer e recomendar produtos pelos quais seus usuários possam ter interesse. Nesse caso, será possível tirar fotos de algo e fazer update no Marketplace. A partir disso, ele deve indicar o item desejado em anúncios mais próximos de sua localização.
Por fim, a empresa garante que em um futuro - sem especificar se recente ou não - essa tecnologia irá ajudar e simplificar escolhas para um projeto de moda ou decorativo. Por exemplo, bastará fazer update da imagem de um cômodo específico na plataforma e aguardar as sugestões de móveis mais adequados para o layout e tamanho do espaço.