O Facebook vive uma crise após vir à público a informação de que a Cambridge Analytica obteve acesso a dados privados de 87 milhões de usuários da rede. Os questionamentos sobre as práticas da rede social em relação a gestão dos dados de seus participantes não param e parecem abalar a confiança das pessoas na plataforma.
Um novo indicativo disso é uma pesquisa feita pela Mozilla, a criadora do Firefox e uma das organizações da web mais publicamente comprometidas com a privacidade e a liberdade na internet. Ela perguntou às pessoas como elas se sentiam em relação ao Facebook e recebeu respostas de 47 mil usuários da rede.
Desse montante, a maioria (76%) garante estar muito preocupada com a segurança de suas informações privadas armazenadas pela rede social. Entretanto, somente uma pequena parte (26%) afirmou ter feito alguma alteração em suas contas após o escândalo da Cambridge Analytica.
Pesquisa feita pela Mozilla sugere desconfiança do público em relação ao Facebook.
O mais curioso é que também a maioria (65%) afirmou considerar a si mesmo como o principal responsável pela garantia de sua privacidade, e não o governo ou alguma corporação. Por fim, à luz da possibilidade de haver uma versão paga do Facebook, uma parcela pequena dos participantes (12%) garantiu estar disposto a pagar para usar a rede social de Mark Zuckerberg sem ser alvo de anúncios.
A Mozilla deixa claro que não se trata de uma pesquisa científica, afinal não há qualquer tipo de método de amostragem para selecionar o público ou os dados. Mesmo assim, é um indício de como muita gente anda preocupada com a maneira como o Facebook lida com as suas informações. Os dados completos da pesquisa podem ser conferidos aqui.
Fontes
Categorias