O Facebook anunciou, nesta quarta-feira (18), que está trazendo ao Brasil o Facebook Gaming Creator Pilot Program, iniciativa focada em ajudar gamers a criar e engajar suas comunidades na plataforma. O Brasil é o segundo país do mundo a receber o programa piloto do Facebook para gamers, lançado nos Estados Unidos no começo deste ano.
O piloto começa no país com um grupo inicial de gamers que vão jogar e transmitir ao vivo uma variedade de jogos diretamente pelo Facebook Live, como Fortnite, Clash Royale, GTA e League of Legends. Entre os apresentadores estão Afreim, Bruno PlayHard, Davy Jones (GameplayRJ), Diana Zambrozuski, Edukof, Gab Zuski, Gelli Clash, Gordox, Isis Vasconcellos, Lipao Gamer, Nicole Diretora e PortugaPC.
O programa é construído com três pilares em mente:
- Construir comunidades para criadores: ajudar os gamers a criar comunidades mais significativas e engajadas no Facebook;
- Crescer audiência e aumentar a descoberta: ajudar os gamers a ampliarsua base de fãs e aumentar a descoberta e distribuição em múltiplas plataformas, incluindo Facebook e Instagram;
- Trazer novas ferramentas com base no feedback dos jogadores: trabalhar com os gamers para testar e lançar novos recursos, seja para monetização ou livestreaming. Os criadores de conteúdo ajudarão a construir a experiência de assistir e transmitir ao vivo jogos no Facebook.
“Estamos trabalhando para construir um ecossistema de gaming de sucesso no Facebook. O Brasil tem uma forte comunidade de gamers e o programa os ajudará a construir e fortalecer seus públicos de maneira interativa. Cerca de dois bilhões de pessoas - quase todos no Facebook – já assistiram a um vídeo pelo Live e vemos seis vezes mais interações em transmissões ao vivo do que em vídeos tradicionais", explica o gerente estratégico de parceiras de gaming no Facebook, Pedro Rodrigues.
O Facebook está comprometido em desenvolver a infraestrutura tecnológica que os criadores de conteúdo de jogos precisam para ter sucesso, começando a partir de elementos essenciais, como habilitar os participantes do programa a transmitir em 1080p/60fps. E a plataforma quer desenvolver cada um dos novos recursos em parceria com os criadores.
Muitos gamers monetizam seus vídeos diretamente com o apoio de seus fãs, e o Facebook está explorando maneiras para que eles possam apoiar seus criadores favoritos por meio de pagamentos durante a transmissão ao vivo de vídeos selecionados. Com base nos resultados desses testes iniciais, a rede social planeja expandir as iniciativas de monetização para o apoio dos fãs a mais gamers no programa e em mais regiões.
Gamers no Brasil interessados em participar do programa podem se inscrever pelo link.
Facebook lança, no Brasil, programa para gamers com foco em engajamento via Voxel
Fontes
Categorias