Em meio à polêmica sobre o uso de dados de usuários no Facebook, Mark Zuckerberg alegou que as pessoas não gostam de ser apresentadas com propagandas desalinhadas ao seu comportamento online. Mas, para quem não está tão confortável assim em ter o Facebook oferecendo produtos ligados a suas pesquisas e seus interesses, é possível desativar essa função.
O número de anúncios não diminuirá ao fazer as configurações listadas abaixo. Ainda assim, é uma alternativa a quem acha isso um tanto invasivo, considerando que a rede também pode usar o comportamento online para determinar propagandas exibidas para os amigos do usuário. Saiba os passos para desativar os ads baseados em interesses (pelo Android).
1. No menu, dentro de “Configurações e privacidade”, toque ou clique em “Configurações da conta”. Depois, busque “Anúncios” (se estiver no computador, entre em “Configurações” e encontre “Anúncios”, na coluna da esquerda).
2. Entre em “Configurações de anúncio”. Lá você terá três tópicos para configurar. Toque no primeiro e selecione a opção “Desativado” para deixar de ver os anúncios baseados nos seus interesses online.
3. No segundo tópico, você pode optar por sair da Audience Network, deixando de ver anúncios em sites e aplicativos de outras empresas fora do Facebook, baseados em seus interesses. Para isso, clique em “Não”, nesse tópico.
4. Um pouco mais abaixo, ainda em "Configurações de anúncio", você encontra a opção “Anúncios com minhas ações sociais”. Aqui, as suas recomendações, check-ins, comentários e curtidas poderão influenciar no conteúdo de ads exibidos para seus amigos. Se não deseja ter suas ações na rede tornando-se anúncios para amigos, toque no tópico e selecione “Ninguém”.
Fontes
Categorias