O Facebook vai iniciar nesta semana uma nova campanha interna para "rebaixar" as publicações que são conhecidas como "iscas de engajamento". Segundo a rede social, essas postagens são aquelas que apenas pedem que você marque algum amigo, curta ou compartilhe a publicação sem qualquer conteúdo ou interação.
Isso significa que você verá com menos frequência no seu feed de notícias esse tipo de postagem, já que o algoritmo vai priorizar outras publicações. O Facebook afirma ter treinado um modelo de machine learning com "centenas de milhares" de exemplos para que ele possa automaticamente catalogar e organizar tudo sozinho.
Além disso, páginas que vivem apenas de postar esse tipo de conteúdo também serão penalizadas no geral. Nesse caso, elas terão algumas semanas para se adaptarem e passarem a variar mais o tipo de publicação.
Que posts são esses?
Segundo o Facebook, o combate tem como alvo cinco tipos específicos de "iscas de engajamento":
- 1) As que sugerem você usar uma das respostas de reação para votar em uma pergunta de múltipla escolha;
- 2) As que pedem para você "Curtir" se gosta de algo ou dar um "Amei" se gosta de outro;
- 3) As que trazem só uma foto e a ordem "Compartilhe isso para..." sem trazer um ganho de fato;
- 4) As que falam para você marcar um contato do Facebook que se enquadra na descrição da postagem;
- 5) As que solicitam que você comente algo simples como um "Sim" apenas para bombar a quantidade de comentários na publicação.
A rede social garante que não vai rebaixar postagens que até se enquadrem nessas características, mas sejam sobre assuntos sérios. Nesse caso, estão publicações sobre pedir ajuda, financiar uma causa, campanhas de caridade, dicas de viagem ou busca por pessoas desaparecidas.
Fontes
Categorias