A vulnerabilidade Krack foi revelada no meio do mês passado e deixou em alerta equipes de segurança pelo mundo. Isso porque o Key Reinstallation Attack é um ataque que aproveita brechas de segurança na handshake — ou seja, o processo em que as máquinas se reconhecem para se comunicarem — do protocolo WPA, quando o usuário tenta conectar um dispositivo a uma rede WiFi. Como uma porta para hackers maliciosos, praticamente todos os dispositivos que se conectam em redes WiFi estariam suscetíveis ao problema.
Correções de sistema contra o Krack começaram a ser disponilizadas para os usuários e, agora, a equipe do Google lançou um patch de segurança para aparelhos Android. Infelizmente, não para todos: apenas celulares e tablets Pixel e Nexus.
Vale a máxima: deixe o seu aparelho sempre atualizado
Vale notar que a Google foi a empresa que mais demorou para lançar o pacote de segurança. A Microsoft foi a mais rápida, soltando a atualização pouco tempo depois dos primeiros relatos. Logo em seguida, veio a Apple.
Usuários de smartphones Android que não sejam Pixel ou Nexus precisam ficar atentos. As fabricantes vão liberar as novas atualizações — e elas devem surgir nos próximos dias. Vale a máxima: deixe o seu aparelho sempre atualizado.
Fontes
Categorias