O Facebook começou a testar recentemente um novo modelo de feed em que o conteúdo publicado por amigos e anunciantes fica separado do que páginas comuns postam na rede social. O teste vem sendo realizado em países como Bolívia, Camboja, Eslováquia, Guatemala, Sérvia e Sri Lanka.
Nesse novo formato, o feed principal mostra apenas postagens de amigos e familiares adicionados, bem como uma série de anúncios pagos. Artigos, notícias e conteúdo de entretenimento compartilhado por páginas ficam separados em um feed secundário que os usuários só acessam caso realmente queiram.
O alcance de várias páginas no Facebook caiu dois terços entre quinta e sexta-feira comparado com dias anteriores
Ao The Guardian, o jornalista eslovaco Filip Struhárik afirmou que “páginas estão vendo quedas dramáticas em seu alcance orgânico. O alcance de várias páginas no Facebook caiu dois terços entre quinta e sexta-feira comparado com dias anteriores”. Esse dado foi confirmado pelo CrowdTangle, que faz sua própria avaliação de audiência da rede social e explicou que páginas populares na Eslováquia perderam algo entre dois terços e três quartos de alcance.
Caso o Facebook resolva adotar esse modelo globalmente, páginas que dependem largamente de seu alcance no Facebook, sobretudo aquelas que produzem conteúdo especialmente para a rede social, serão impactadas negativamente e podem deixar de usar a plataforma para conseguir visibilidade na web.
Ao Engadget, um porta-voz do Facebook confirmou que os testes estão realmente sendo realizados nos países citados, mas disse que a empresa não tem intenção por enquanto de expandir isso para outras regiões. Segundo a companhia, o teste está sendo feito porque os usuários estariam interessados em formas mais diretas de ver o conteúdo publicado por amigos e familiares.
Fontes
Categorias