Depois de não conseguir comprar o Snapchat, o Facebook colocou uma função semelhante ao app em todos os seus serviços. Sem dúvida, porém, a empreitada mais bem sucedida aconteceu no Instagram, com os Stories, que vem conquistando o coração inclusive de pessoas que nunca deram bola para a rede do fantasminha.
Mas se você acha que sabe usar bem o Stories, espere até conhecer a história de Pablo Rochat. O especialista em mídias digitais de San Francisco, Estados Unidos, descobriu um jeito bem interessante de aproveitar os recursos oferecidos pelo próprio Facebook e transformou o seu próprio Stories em uma plataforma de jogos interativos.
Todos os dias, Rochat posta um novo jogo em sua conta do Instagram, que pode ser jogado por qualquer pessoa usando as funções “pressione para pausar” ou “toque para pular” da rede social. Ou seja, ele cria vídeos curtos ou sequência de imagens que vão trabalhar como um minigame — lógico que não há pontuação e, ao final, apenas você sabe se ganhou ou não.
A iniciativa é antiga e começou quando o criador digital ainda usava o Vine, serviço de vídeos curtos que pertencia ao Twitter e reinou soberano durante alguns anos até que o Instagram ganhou suporte para vídeos curtos. “O Vine morreu. Mas, quando o Instagram Stories saiu, ele trouxe uma nova oportunidade para criar esses jogos criativos de novo”, comentou Rochat.
Processo criativo
Apesar de parecer simples, o processo para transformar os jogos do Stories em realidade é complexo. Ao Mashable, Rochat conta que, antes de levá-los para web, ele desenha tudo no papel e cria as animações usando o Adobe After Effects, então, posta tudo na sequência correta no Instagram.
Todo esse processo leva de três a cinco horas para ser concluído, um trabalho relativamente grande para conteúdos disponíveis apenas durante 24 horas. O resultado, entretanto, é bem interessante e sem dúvida mostra um potencial que talvez nem os desenvolvedores do Instagram tenham imaginado quando lançaram o novo recurso dentro do aplicativo.
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