A China é um país extremamente peculiar. Não que todos os países não tenham as suas próprias características únicas, mas a terra de Mao Tsé-Tung tem uma espécie de universo paralelo na internet, e uma prova disso é a recente de divulgação de estatísticas do Weibo, plataforma de microbloggin que é uma espécie de "Twitter chinês".
A publicação do relatório financeiro da empresa referente ao primeiro trimestre de 2017 trouxe dados bem interessantes. Além de revelar uma receita total de US$ 199,2 milhões, montante 67% maior do que no mesmo período do ano passado, o documento garante que o site conta com 340 milhões de usuários ativos todos os meses. O Twitter tem "apenas" 328 milhões de usuários mensais ativos, 12 milhões a menos do que o rival chinês.
O sucesso do Weibo é ainda mais impressionante quando se leva em conta que o Twitter é uma ferramenta global, que opera em quase todos os países do mundo, diferente do Weibo, cujo núcleo de usuários está concentrado basicamente na China — atualmente, o país asiático é o mais populoso do mundo, com 1,38 bilhão de pessoas, das quais 731 milhões têm acesso à internet.
Vale lembrar ainda que o Twitter é mais antigo que o Weibo. A rede social do passarinho foi lançada oficialmente em 2006, enquanto o rival asiático deu as caras na web apenas três anos depois, em 2009. Mesmo assim, o desempenho da plataforma chinesa consegue superar o concorrente estadunidense, uma nova prova de como a internet, assim como outros aspectos da vida na China, é algo totalmente distante da nossa realidade.
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