Reuters. Por Bob Tourtellotte - O filme "A Rede Social", sobre a criação do Facebook, levou quatro prêmios – entre eles, o de melhor filme – de um grupo de prestígio, na primeira premiação importante da temporada em Hollywood, ajudando com isso a definir a lista de candidatos ao Oscar deste ano.
O Conselho Nacional de Críticos de Cinema, um grupo norte-americano de profissionais e observadores do cinema, deu o prêmio de melhor diretor a David Fincher, criador de "A Rede Social", e o de melhor ator para Jesse Eisenberg, que representa Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook. Aaron Sorkin foi premiado pelo melhor roteiro adaptado.
O filme faz um relato fictício da ascensão do site de relacionamento social, começando de uma ideia que surgiu num dormitório universitário e chegando até quando o site alcançou seu primeiro milhão de usuários.
Entre os outros prêmios mais importantes, o Conselho apontou como melhor atriz Leslie Manville, por "Another Year", sobre um ano na vida de um casal.
Christian Bale foi considerado melhor ator coadjuvante pelo papel de um boxeador decadente e viciado em "O Vencedor", e Jacki Weaver levou o prêmio de melhor atriz coadjuvante pela policial australiana "Animal Kingdom".
O Conselho Nacional de Críticos de Cinema foi criado há mais de cem anos, como organização sem fins lucrativos que se dedica a apoiar o cinema como forma de arte e entretenimento; todos os anos ele é o primeiro grupo norte-americano a escolher o melhor filme entre os grandes estúdios de Hollywood.
Na realidade, o Conselho cria uma lista dos dez melhores filmes do ano, e muitos outros grupos do setor do cinema analisam sua lista para fazer as próprias escolhas com vista à entrega dos Oscar, em fevereiro.
Categorias