s mídias sociais e a Web 2.0 estão crescendo a cada dia. E junto com esse crescimento, está o aumento do número de usuários. Mas muitos desses novos usuários ainda não estão familiarizados com essas ferramentas e muitas vezes não sabem como utilizá-las corretamente.
Talvez a ferramenta que mais tenha crescido nos últimos tempos seja o Twitter. A cada dia, centenas de novos usuários em todo o mundo criam novas contas e formam novas redes de contato. E como acontece com tudo o que é novo, muita gente passa a usar o Twitter sem saber direito como funciona.
Neste artigo serão apresentadas algumas dicas de como se comunicar melhor no Twitter, entendendo seu princípio básico, algumas das funções mais utilizadas pelos usuários e finalizando com algumas dicas e recomendações de etiqueta.
Não serão explicado aqui detalhes do que é o Twitter ou o que são microblogs. Para tal, aconselhamos a leitura os seguintes artigos sobre o tema:
Usos mais comuns
O Twitter começa na sua página de apresentação com a pergunta: “O que você está fazendo?” Esse talvez seja o principal uso dessa ferramenta, contar ao mundo o que você está fazendo naquele momento. E talvez essa seja a grande funcionalidade do twitter: atualizações em tempo real. O usuário @aomirante postou alguns twits que ilustram como isso pode acontecer:
Além de postar o que se está fazendo naquele momento, os 140 caracteres servem para dar opiniões sobre um filme, apresentar dicas de bons restaurantes ou ainda postar links para sites interessantes de se visitar. Muitas pessoas ainda postam links para artigos recém publicados em seus blogs como forma de divulgação.
Como o Twitter forma uma grande rede social onde todas as pessoas que o seguem leem em tempo real o que você escreve, um uso bastante comum é fazer perguntas e receber as respostas em tempo real de várias pessoas diferentes. Ao invés de chamar seus amigos no MSN e perguntar a cada um deles, posta-se a pergunta no twitter e aguarda-se a resposta. Geralmente, quem sabe acaba respondendo.
Respondendo em 140 caracteres
O Twitter permite que você mande postagens direcionadas a uma ou mais pessoas e estas receberão os twits dessa forma. Para tal, basta colocar um ‘@’ antes do nome do destinatário da mensagem. O twitter reconhece isso e coloca uma marcação especial na página dessa pessoa e permite que ela veja as postagens feitas direcionadas a ela. Então, se você quiser mandar uma mensagem ao usuário “seuamigo”, você deve iniciar sua postagem com “@seuamigo”.
Mensagens Diretas em 140 caracteres
Mas às vezes você quer que sua resposta seja só para a pessoa e que ninguém mais a veja. Se esse for o caso, você deve mandar uma mensagem direta, ou DM (Direct Message). Para o Seuamigo receber uma mensagem direta, basta você iniciar sua postagem com “D Seuamigo”. Assim, o Twitter vai reconhecer que essa é uma mensagem direta e a enviará unicamente para ele.
Usando Hashtags em 140 caracteres
Uma forma interessante de ajudar a indexar o seu artigo é usar hashtags. Toda palavra iniciada pelo sinal ‘#’ torna-se uma tag, ou etiqueta, que ajuda outros usuários a saber sobre o que você está falando. Postagens com temas semelhantes geralmente carregam a mesma hashtag. Então, caso você queira que determinado twit seu seja encontrado por outras pessoas, você pode colocar uma #hashtag identificando a postagem com aquela etiqueta. Só lembrando que as hashtags contam como parte dos 140 caracteres.
Retwittando
Às vezes o que você recebe de uma pessoa é tão bacana que você gostaria que outras pessoas vissem aquilo também. A ética diz que você tem que dar os créditos para o autor da frase, se não aquilo é plágio. No Twitter, essa prática é conhecida como Retwittar, e existem algumas formas de se fazer isso.
Imagine que você recebeu de Seuamigo a seguinte mensagem:
Seuamigo: Tomem cuidado ao atravessar a rua, pq pode vir um porco gripado no volante.
Você gostou tanto disso que quer repassar para seus amigos que não necessariamente seguem Seuamigo. Você então retwitta a mensagem de uma das seguintes formas:
RT @seuamigo: Tomem cuidado ao atravessar a rua, pq pode vir um porco gripado no volante.
Ou ainda:
Tomem cuidado ao atravessar a rua, pq pode vir um porco gripado no volante. (via @seuamigo)
Ambas as formas são válidas entre os usuários do Twitter e aceitas como maneiras de dar crédito ao autor da frase original. É sempre importante lembrar-se disso, pois ninguém gosta de pessoas que só roubam as ideias e postam como suas.
Mensagens maiores do que 140 caracteres
Por mais que 140 caracteres seja o bastante para muita coisa, muitas vezes ela não é o suficiente para passar uma ideia um pouco maior. Para tal, aconselha-se quebrar a frase em duas ou mais e postar uma seguida da outra. Mas é importante lembrar que o Twitter não é um lugar para se escrever longos textos, somente pequenas mensagens. Essa prática de quebrar uma mesma mensagem em dois ou mais twits deve ser usada com discrição.
Fotos em 140 caracteres
Mas nem sempre queremos mandar uma mensagem de texto e queremos mandar uma foto do que estamos fazendo ou vendo naquele momento. Atualmente, muitos celulares já têm câmera digital e conexão com internet que permitem mandar, via algum cliente de Twitter para celular, a foto recém tirada. Outra opção é tirar a foto e carregá-la para o computador para twittá-la.
O Twitter em si não manda fotos, mas todo usuário do Twitter tem automaticamente uma conta no http://twitpic.com/ que é um serviço de envio de fotos via Twitter. Você carrega a foto no http://twitpic.com/, escreve uma breve descrição e envia a foto via Twitter. Quem quiser ver sua foto, clica no link criado e ele abre no navegador a página no http://twitpic.com/ com essa foto.
Links em 140 caracteres
Uma das práticas mais comuns entre os usuários do Twitter é compartilhar links de páginas interessantes. Muitas pessoas inclusive colocam os links de seus blogs para que seus seguidores saibam em tempo real das novidades do blog. Mas muitas vezes os links são muito grandes e, junto com uma breve descrição da página, ocupam mais de 140 caracteres.
Para evitar que isso aconteça, o Twitter já vem com um sistema para encurtar links, o http://bit.ly/, que deixa seu link com aproximadamente 20 caracteres. Dessa forma, você pode passar o link e descrevê-lo dentro do espaço oferecido.
Contudo, lembre-se sempre de descrever o link de forma que atraia seus seguidores a clicar nele e também que ele saiba do que se trata antes de clicar. Nada mais chato do que você clicar em um link que você não sabe aonde vai te levar.
Além do http://bit.ly/ existem outros serviços para encurtar links bastante usados no Twitter. Entre eles temos o http://tinyurl.com/, o http://twurl.nl/, o http://is.gd/ e o brasileiro http://migre.me/.
Desses, o migre.me é o único 100% integrado com o Twitter, o que significa que ele conta quantas vezes esse link foi clicado, qual usuário twittou e quais retwittaram. Além disso, ele cria um banco de dados com todos os links twittados e retwittados por um usuário. Se você gosta dos links que @Seuamigo manda, por exemplo, você pode procurar por eles no http://migre.me/bookmark/.
Favoritando Mensagens
Muitas vezes queremos salvar uma determinada mensagem ou porque ele contém uma mensagem interessante ou porque ele tem um link que você gostaria de guardar ou rever em outro momento. Você então adiciona essa mensagem à sua lista de Favoritos. Essa lista é pública e todos que tiverem acesso à sua página no Twitter poderão ver quais os seus Twits favoritos!
Etiqueta no Twitter
O Twitter é uma rede social, e como toda rede social ela tem uma etiqueta, um certo código de conduta seguido pela maioria de seus usuários. Aqui será visto os principais pontos a serem considerados. Mas antes, veja este breve vídeo que ilustra um pouco do comportamento das pessoas no Twitter:
Uso correto da Língua Portuguesa em 140 Caracteres
Com o advento da internet, desenvolveu-se a prática do “internetês”, que é um idioma originário das mensagens instantâneas como forma de simplificar a escrita. Mas esse “internetês” acabou tornando complexo e ao invés de simplificar complicou a escrita.
São poucas as pessoas no Twitter que usam de alguma forma do “internetês”. A maioria dos usuários acredita que a melhor forma de se passar uma mensagem em 140 caracteres é utilizar o português normal. Não há porque escrever “naum” que ocupa 4 caracteres ao invés do correto “não” com três caracteres ou a forma “eh” com 2 caracteres ao invés do correto “é” com somente um caractere.
Além disso, como as mensagens são curtas, complicá-las trocando letras ou escrevendo todas em maiúscula ou invertendo maiúsculas e minúsculas, ou seja, escrevendo de alguma forma que fuja do português usual, é vista com maus olhos. Quando se faz isso, corre-se o risco de não se passar a mensagem que se queria em tão pouco espaço. A melhor maneira de se passar um recado em 140 caracteres é escrevê-lo corretamente.
Uma prática aceita para ajudar a encurtar as mensagens são as abreviações. Por exemplo, ao invés de se escrever “porque” que ocupa 6 caracteres, pode se escrever simplesmente “pq”, ou ainda, ao invés de se escrever “qualquer” que ocupa 8 caracteres, um simples “qq” de dois caracteres é suficiente. Abreviação não é considerada pelos usuários do Twitter como uma forma de não se escrever o português corretamente, mas sim de tentar ocupar menos espaço nas mensagens, algo essencial nessa rede social.
Devo seguir quem me segue?
Muita gente segue todas as pessoas que o seguem. Outros seguem menos, outros seguem mais. Twitter, ao contrário de outras redes sociais, não é um concurso de popularidade onde ganha quem tem mais amigos. O sistema ainda divide essa relação em dois grupos, aqueles que você segue é um grupo e aqueles que seguem você é outro grupo. Seguir muita gente não é sinal de popularidade, mas sim ser seguido por muita gente.
Muitas pessoas acreditam que devem seguir aqueles que os seguem. Porém, isso não precisa ser regra. Você deve seguir somente quem você quiser e quem achar interessante. Com o tempo, você perceberá que as pessoas vão te seguir e acompanhar o que você tem a dizer não porque você as segue, mas porque diz coisas interessantes.
Inclusive, muita gente deixa de seguir quem tem muitos seguidores. Considere que com o Twitter você lê tudo o que todos os seus amigos publicam diariamente. Seguir mais de 1000 pessoas só mostra que você dificilmente irá ler o que recebe e dará pouca atenção a eles.
Preencher informações na Página do Twitter.com
Uma das coisas mais importantes a se fazer é preencher corretamente e da melhor forma possível suas informações na página do Twitter.com. Muita gente não quer nem saber de pessoas que não conhecem, por mais interessantes que possam ser algumas de suas postagens. As informações mais importantes que não devem ser esquecidas são:
- Seu nome, pois assim as pessoas saberão quem você é,
- Sua localização, para saberem de onde você é,
- Uma breve biografia, para saberem um pouco mais sobre quem você é,
- Um link pessoal que pode ser de seu blog ou conta do Orkut, pois hoje em dia todos têm alguma coisa própria na internet,
- Sua foto, conhecida como Avatar, que vai representá-lo em todas as suas mensagens.
Além disso, você pode personalizar a imagem de fundo de sua página no Twitter, para deixá-la mais atraente para quem vai visitá-lo. É mais fácil conseguir mais seguidores e mais amigos com uma apresentação melhor do que com a imagem tradicional do Twitter.
Conclusão
Espero que com essas dicas você consiga melhorar sua comunicação e sua participação no Twitter, que é a rede social que mais cresce atualmente na internet. Elas foram úteis a você? Conte-nos sua experiência!
Categorias