Um dos recursos mais interessantes do Facebook, também responsável por várias dores de cabeça na rede social, é a marcação de fotos.
Por meio dele, é possível identificar os rostos presentes em fotografias, facilitando o trabalho de criar um mural de imagens comunitário sem que todos os usuários tenham que fazer upload individualmente.
O lado negativo vem do uso indiscriminado do recurso, especialmente quando começam a marcar pessoas em propagandas ou em fotos constrangedoras. Problema que se torna frequente, já que a marcação de imagens vem habilitada como um recurso-padrão da rede social.
Neste artigo, ensinamos como desabilitar completamente o recurso e como limitar o número de pessoas com permissão para visualizar as imagens marcadas.
Pré-requisitos
- Conta no Facebook.
Filtre a marcação de fotos
Clique sobre o ícone de opções, no canto superior direito da página, e selecione “Configurações de privacidade”.
Na tela aberta, abra “Linha do tempo e marcações”.
Essa página exibe três sessões, e você deve alterar as três dentro de “Como eu faço para gerenciar marcações que as pessoas adicionam e sugestões de marcações?”.
Nela, é necessário ativar a primeira das opções exibidas para adicionar um filtro de marcações: mesmo que você seja marcado em alguma foto, primeiro será preciso que você autorize a exibição da marcação para que ela seja exibida para outras pessoas. Não há mais como bloquear totalmente essa opção: agora você decide se aceita ou não as marcações.
A segunda opção é confusa, tendo um texto muito mal escrito que, mesmo em inglês, não deixa clara a sua função. Porém, é possível abstrair que a opção indica quem vê quando você for marcado em uma foto: isto é, caso a marcação seja aceita, quem estiver indicado nessa opção verá na própria linha do tempo uma publicação do tipo “Fulano foi marcado em tantas fotos”.
A terceira opção é a única forma de “bloqueio” existente no momento: com ela, caso alguém adicione várias fotos nas quais você apareça, não será possível realizar marcações em massa da sua pessoa – obrigando quem enviou as imagens a adicionar uma marcação individual para cada foto, caso realmente queira marcar você (as quais você ainda pode escolher se aceita ou não).
As demais opções de “Linha do tempo e configurações de marcações” oferecem mais alternativas para você controlar melhor o seu perfil.
Talvez a mais interessante seja a ativação do gerenciamento geral do filtro de marcações; isto é, você precisa autorizar toda e qualquer marcação, foto ou publicação realizada por outras pessoas sobre o seu perfil.
Categorias