Dizem que poucas coisas são certas no mundo. A frase clássica sobre o assunto cita a morte e os impostos como coisas que não dá para se escapar durante a vida. Eu acrescentaria o fato de que, mesmo com a desaprovação dos órgãos reguladores, você vai ver em algum momento comerciais de cervejas no qual a imagem da mulher é usada para despertar a atenção dos homens. Porém, e se uma marca de bebidas quiser desbravar o mundo feminino, o que fazer? A resposta, aparentemente, é: bom humor e tecnologia.
Os responsáveis pela cerveja alemã Astra lançaram uma campanha bem interessante em seu país de origem para se focar nas mulheres – um público que, quando comparado ao masculino, é uma minoria no consumo do produto. Sabe como os rapazes tentar puxar papo com as garotas ao oferecer um drinque no bar ou em alguma festa? A empresa partiu do mesmo princípio para criar um painel luminoso inteligente que convida as moçoilas a experimentar a marca.
Porém, não pense que se trata de algo comum que poderia passar despercebido de alguém passeando pelas ruas alemãs. O totem criado pela companhia em conjunto com a agência de publicidade Philipp und Keuntje só se ativa na presença de mulheres, inclusive enxotando os homens quando eles querem dar uma olhadinha no luminoso. Na tela do anúncio, o comediante Uke Bosse está pronto para abordar exclusivamente as mulheres usando todo seu charme, graças aos mais de 70 clipes gravados para servirem a qualquer situação.
Tecnologia detecta com bastante precisão o sexo e a idade de cada indivíduo.
Para fazer a magia acontecer, o equipamento conta com uma pequena, mas poderosa, câmera com recurso de detecção facial aliado a um software de ponta, desenvolvido especialmente para avaliar o sexo da pessoa e até mesmo a sua idade. Assim, se a moça em questão não for velha o suficiente para consumir bebidas alcoólicas, o astro do painel dá um fim à brincadeira para avisar que o conteúdo do totem é apenas para maiores de 16 anos – que é a marca da maioridade na Alemanha.
A dúvida que fica é se veremos algo desse tipo em terras brasileiras ou se as grandes do setor aqui no país preferem continuar no lugar-comum na hora de divulgar suas marcas. E você, o que achou da campanha da cerveja alemã? Deixe sua opinião mais abaixo, na seção de comentários.
Fontes
Categorias