Com o anúncio do Project Morpheus e a venda do Oculus Rift para o Facebook por US$ 2 bilhões, as tecnologias de realidade virtual se tornaram muito mais interessantes para os desenvolvedores. Uma das companhias tentando entrar na onda é a Control VR, que está pronta para lançar suas luvas de controle por gestos por meio do Kickstarter.
Por mais que as luvas especiais não sejam uma ideia inédita, até agora a maioria delas não passou de protótipos, projetos de “faça você mesmo” ou dispositivos extremamente caros usados para cirurgias, robótica ou outros campos especializados. Com isso em mente, a Control VR está mirando em um público muito mais amplo, com um preço inicial de US$ 350 (cerca de R$ 796) para quem apoiar a campanha do produto no site de financiamento coletivo.
A empresa acredita que pode alcançar esse valor relativamente baixo usando microssensores desenvolvidos pela DARPA (agência de defesa norte-americana), capazes de detectar pequenas mudanças de inércia para rastrear com precisão seus braços, mãos e dedos. Dessa forma, é possível controlar objetos virtuais como personagens de jogos e animações tridimensionais, ou até mesmo aparelhos físicos como robôs e equipamentos militares.
Vindo com tudo
O kit de desenvolvimento da novidade vem com 20 aplicativos gratuitos de demonstração e suporte aos sistemas operacionais Windows, Mac e Android. Além disso, a equipe da Control VR também vai disponibilizar um SDK de código aberto que permite criar software para o Oculus Rift, o Google Glass e até mesmo o drone de realidade aumentada da Parrot, o Bebop.
Assim como a empresa que criou os óculos de realidade virtual adquiridos pelo Facebook, a Control VR tem como objetivo atrair tanto os consumidores diretos quanto as empresas. Usos em potencial das luvas incluem captura de movimento em 3D (incluindo os dedos, que são difíceis de animar), composição musical, design e interface de controle para Google Glass, Oculus Rift, Project Morpheus, jogos e aplicativos como o Google Earth e até mesmo drones.
Embora isso tudo soe bastante ambicioso, a companhia acredita que não há qualquer outra tecnologia similar que esteja no mesmo estágio de preparação que a deles. Dessa forma, a empresa está buscando atingir a marca de US$ 250 mil no Kickstarter, a mesma quantia pedida originalmente pela Oculus VR.
Nas suas mãos
O investimento de US$ 350 vai te colocar na lista de primeiros apoiadores e render um sistema para um braço só com uma luva com sete sensores, um sensor para o peito, um para o braço, 20 demonstrações de aplicativos e o SDK. Já a contribuição de US$ 600 (aproximadamente R$ 1365) dá direito ao conjunto para os dois braços.
Segundo a Control VR, os primeiros mil apoiadores de qualquer um dos pacotes vão recebê-los durante o mês de dezembro deste ano, enquanto os investidores seguintes receberão o gadget em janeiro de 2015. Você poderá acessar a página da campanha no Kickstarter para obter mais informações e fazer sua contribuição a partir das 14h30 (horário de Brasília) de hoje (5).
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