A Ikea, uma das maiores varejistas do mundo especializada em móveis de baixo custo, está desenvolvendo o seu próximo catálogo impresso compatível com um aplicativo de smartphone que irá transformá-lo em uma experiência de realidade aumentada.
A empresa imprime 211 milhões de cópias do seu catálogo de produtos todos os anos – o que equivalente a 20 vezes a população da Suécia, onde está localizada a matriz da companhia – um número impressionante em um mundo cada vez mais digital.
Mas a empresa está mudando sua mente e mergulhando de cabeça na era da conectividade. “Uma coisa digital torna-se muito interessante quando você mistura-a com itens tangíveis do mundo real”, disse Andreas Dahlqvist, vice-diretor global de criação da McCann, a agência criativa por trás do catálogo.
Entre o real e o virtual
Aparentemente, você será capaz de apontar seu smartphone para uma peça de mobiliário do catálogo e ver um “raio-x” da representação do produto. Diversas informações serão apresentadas no smartphone como preços atualizados, vídeos, modelos em 3D, entre outros.
A interatividade será implantada na edição 2013 do catálogo impresso que chegará nas caixas de correio dos clientes no final deste mês. No meio das imagens os clientes e fãs da empresa vão ver símbolos especiais, e cada um deles poderá ser lido através dos aplicativos para Android e iPhone.
Categorias