A empresa de pesquisas PageFair, em parceria com a Adobe, divulgou recentemente um relatório que vai preocupar muito quem vive de publicidade online. Isso porque o número de usuários que usam aplicações para barrar a exibição de anúncios publicitários na internet aumentou 41% em relação ao ano passado, o que representa atualmente cerca de 200 milhões de pessoas no mundo todo.
Somente entre os usuários de Mac, o aumento foi de 71%, o equivalente a nove milhões de pessoas. Em escala global, isso significa uma perda de US$ 21,8 bilhões (cerca de R$ 76,1 bilhões) em publicidade, somente em 2015. Para o ano que vem, a previsão é de que deixem de ser arrecadados US$ 41 bilhões (cerca de R$ 143 bilhões) em publicidade devido à prática do ad block (bloqueio de anúncios, em inglês).
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O que tem atenuado a situação é o fato de a navegação mobile ter aumentado exponencialmente nos últimos anos com a popularização dos smartphones e tablets. O bloqueio de anúncios nessas plataformas soma apenas 1,6% do total de usuários, mas isso provavelmente vai mudar em pouco tempo, graças a iminente chegada do iOS 9. A nova versão do sistema operacional móvel da Apple vai permitir a instalação de add-ons que bloqueiem publicidade.
Custo econômico global causado pelo aumento do número de ad blocks - Imagem: PageFair
Não quero ver isto
A versão mobile do navegador Safari é utilizada atualmente em 52% de todos os acessos à internet através de dispositivos móveis. Isso representa 14% de toda a navegação feita na rede mundial de computadores. Com a liberação dos aplicativos de ad block para o Safari, pesquisa da PageFair prevê que a quantidade de anúncios bloqueados deve subir para números similares aos já vistos na versão mobile do navegador Firefox, algo em torno de 16%.
Além disso, scripts de rastreio também poderão ser bloqueados, o que significa que empresas de marketing não poderão mais “seguir os seus passos online” para identificar os seus hábitos e preferências de consumo. Elas usam essas informações para oferecer anúncios personalizados a cada usuário, aumentando as chances de interesse pelos produtos ou serviços interessados. O bloqueio desses scripts vai representar outra grande perda de renda para quem vive de publicidade na rede.
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Fontes