(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)
Em conferência de imprensa realizada no noite de hoje (18), durante a GDC 2014 (Game Developers Conference), a Sony anunciou um novo acessório para o PlayStation 4. A novidade em questão são os óculos de realidade virtual “Project Morpheus”, uma espécie de Oculus Rift para o PS4.
Segundo Shuhei Yoshida, presidente mundial da Sony, o projeto vem sendo trabalhado pela companhia japonesa desde 2010, quando os primeiros protótipos foram desenvolvidos tendo ainda como foco o PlayStation 3. À época foi utilizada uma versão em primeira pessoa do game God of War 2 como base de testes.
“A indústria está crescendo e com isso está criando novas possibilidades para os jogadores”, explicou o executivo. “Avanços que as pessoas não imaginavam hoje são possíveis. O PlayStation está focado em levar essas experiências inovadoras para os jogadores”, completou.
A cabeça é o novo controle (Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)
A próxima novidade é a realidade virtual
Antes de apresentar o novo aparelho, Yoshida falou sobre os trabalhos de pesquisa para se chegar ao resultado revelado na noite de hoje. Segundo ele, desde 2010 a companhia trabalha em protótipos voltados para essa finalidade, alguns deles grandes e desajeitados.
Em outro momento ele exibiu imagens antigas de uma versão do game God of War 2 em primeira pessoa. Além disso, alguns protótipos combinaram ainda os recursos do PlayStation Move. Todo esse trabalho resultou no novo dispositivo chamado inicialmente de Project Morpheus.
(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)
Project Morpheus
Antes de revelar o novo produto, a Sony deixou claro que a versão apresentada no palco da GDC 2014 na noite de hoje é um protótipo. Por conta disso, antes de sua chegada ao mercado, podem haver modificações tanto no seu visual quanto em suas funcionalidades recursos.
“Nós acreditamos que o Morpheus vai melhorar a experiência do PS4, integrando-se com a PlayStation Camera e o PlayStation Move”, revelou Yoshida. Nós continuaremos melhorando esse protótipo a partir das impressões que teremos dos desenvolvedores”, completou. Ele acrescentou ainda que demonstrações da nova tecnologia estarão disponíveis durante o evento.
(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)
Como o Project Morpheus vai funcionar?
Para explicar mais detalhes sobre os novos óculos de realidade virtual da Sony, Richard Marks, diretor sênior de pesquisa e desenvolvimento da empresa, veio ao palco. Segundo ele, o novo acessório será utilizado para jogos e outras atividades. Marks acrescentou ainda que até mesmo em projeto com a NASA a companhia vem trabalhando.
Para que o produto seja bem-sucedido em sua chegada ao mercado, a Sony vai focar inicialmente em seis áreas: visão, audição, monitoramento, controle, facilidade de uso e conteúdo. Para ele, a experiência da empresa com a parte óptica vai dar ao acessório uma grande vantagem no quesito visão.
Contudo, a peça-chave no processo parece ser o rastreamento de posição. Segundo Marks é esse rastreamento o verdadeiro coração da realidade virtual. Entretanto ele vê as tecnologias disponíveis na PlayStation Camera e no DualShock 4 como diferenciais nesse quesito.
Desenvolvedoras parceiras no projeto (Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)
A facilidade de uso também foi apontada como outro fator fundamental. “O consumidor terá que conseguir à loja, comprar um, ligá-lo e fazê-lo funcionar com facilidade”, destacou. Marks acrescentou que o produto deve ser confortável e que não requeira instalações de drivers ou configurações mais trabalhosas.
Um olhar sobre o Project Morpheus, segundo a Sony
- Realidade virtual é um meio, não um periférico
- Reconhecimento de presença é a chave
- Jogos são apenas um dos tipos de conteúdo
- As emoções são ampliadas
- As experiências são sociais
- Deve ser facilmente utilizável por todos
Novas regras: sua cabeça é o controle
Anton Mikhailov, engenheiro de software sênior na SCEA R&D, classificou o Project Morpheus como um “killer app” – produto capaz de mudar por completo um segmento do mercado.
“Para manter os jogadores imersos por mais tempo, os desenvolvedores de jogos e os engenheiros da Sony devem manter a latência baixa, as taxas de frames altas, com tudo bem calibrado renderizando imagens limpas. O áudio 3D fecha o pacote”, revelou.
Developers who have used Project Morpheus tell me the fidelity of the image and experience is superior to Oculus Rift.
— Geoff Keighley (@geoffkeighley) March 19, 2014
O engenheiro destacou ainda que o Morpheus é muito confortável de ser utilizado, é ajustável e permite que os fones de ouvido sejam plugados diretamente na unidade. Além disso, os enjoos causados pelos movimentos também foram reduzidos – um problema comum aos óculos de realidade virtual.
Por fim, ele acrescentou que o Morpheus é capaz de exibir imagens em 1080p em um campo de visão de 90 graus. Geoff Keighley, via Twitter, revelou ainda que segundo alguns desenvolvedores que testaram a novidade, a fidelidade de imagens é superior à do Oculus Rift. Em se tratando de jogos, para a GDC 2014 alguns demos jogáveis estarão disponíveis: The Deep, The Castle, Eve Valkyrie e Thief.
Project Morpheus: status atual do projeto
- Exibe imagens com resolução 1080p
- Frequência de 1.000 Hz
- Imagens em 360 graus
- Campo de visão maior que 90 graus
- 3 metros cúbicos de volume
- Pode ser usado com óculos
- Aceita fones de ouvido sem fio
- Compatível com controles DualShock e PS Move
- Sem data de lançamento prevista
- Sem preço definido
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