A Sphere, uma das grandes atrações de Las Vegas, é equipada com 150 GPUs Nvidia RTX A6000. As placas gráficas são necessárias para renderizar as imagens em altíssima resolução, taxa de quadros constante e que todos os paineis que compõem o globo gigante funcionem em harmonia.
Inaugurada em outubro de 2023, a Sphere de Las Vegas é uma redoma gigante cheia de paineis de LED com quase 160 metros de largura e 110 metros de altura. A atração, além de chamar a atenção do lado de fora com imagens em alta resolução e um espaço caríssimo para publicidade, também tem uma área interna para exibição de shows, como aconteceu com a banda U2.
Para que tudo funcione como o esperado, são necessárias 150 GPUs RTX A6000. Os componentes são interconectados através de DPUs BlueField e NICs ConnectX-6 Dx, também da Nvidia, para “entregar os visuais deslumbrantes e uma experiência imersiva sem precedentes para o público globalmente”, pontuou o diretor da divisão Enterprise da Nvidia para a América Latina, Márcio Aguiar.
A Sphere de Las Vegas precisa de 150 GPUs Nvidia A6000 para exibir imagens de alta resolução. (Imagem: Getty Images)Fonte: GettyImages
Todo esse hardware é necessário para operar os 16 monitores de 16K da parte interior, e os 1,2 milhões de LEDs personalizados da parte exterior. As imagens são exibidas em três camadas de resolução 16K, a 60 quadros por segundo.
Somadas, as placas gráficas da Nvidia contidas na Sphere acumulam 1,6 milhões de núcleos CUDA e 7,2 mil GB de VRAM. O hardware custa o equivalente a US$ 697 mil (cerca de R$ 3,7 milhões na cotação atual), considerando o preço sugerido de uma RTX A6000, cerca de US$ 4.650 (R$ 24 mil) .
Hardware para produção de conteúdo
O hardware da Nvidia também é utilizado para a produção de conteúdo para a Sphere. A Sphere Studios, empresa responsável pela criação do conteúdo exibido dentro e fora da redoma gigante, usam GPUs Nvidia A40 para renderizar o vídeo tridimensional, virtualização e Ray Tracing.
Todo o projeto da Sphere de Las Vegas custou US$ 2,3 bilhões (R$ 12 bilhões). As obras da grande arena começaram em 2019.
O conteúdo exibido na Sphere também é produzido com auxílio de GPUs Nvidia. (Imagem: Getty Images)Fonte: GettyImages
Atualmente, a Sphere também serve como espaço para a exibição de anúncios — e é um investimento alto. Na semana que antecedeu o Super Bowl em fevereiro deste ano, o espaço para publicidade custava US$ 2 milhões (R$ 10 milhões) — normalmente, o preço fica em US$ 450 mil (R$ 2,4 milhões).
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