A Apple planeja lançar um mecanismo de busca próprio para substituir o Google em seus dispositivos há anos e a estreia aparentemente está mais próxima de acontecer do que se esperava. Quem garante é o jornalista Mark Gurman, que revelou novos detalhes do projeto no domingo (1º).
De acordo com o analista da Bloomberg, a Apple já está testando uma versão inicial do seu motor de buscas, que futuramente pode se tornar o buscador padrão do iPhone. A tecnologia, conhecida internamente pelo codinome “Pegasus”, é encontrada em alguns apps da empresa.
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A tecnologia de busca da Apple já tem sido testada no Spotlight.Fonte: Bloomberg/Reprodução
Trazendo maior precisão nos resultados, a ferramenta aparece de maneira mais clara no Spotlight, que ajuda a localizar arquivos, e-mails e documentos, entre outros conteúdos. Recentemente, a plataforma também passou a mostrar resultados da web para as buscas, direcionando o usuário para os sites que respondem às suas perguntas.
Segundo Gurman, esses resultados foram fornecidos tanto pelo Google quanto pelo Microsoft Bing, em diferentes momentos, desde que a Apple iniciou os testes em versões anteriores do macOS e do iOS. Além disso, a tecnologia é usada para auxiliar a Siri a realizar buscas na internet.
Mais dinheiro para a Apple
O eventual motor de busca próprio da Apple pode trazer outras vantagens para os usuários, junto com a maior precisão. Conforme o relatório, o mecanismo conta com privacidade reforçada, pois segue os padrões mais rígidos da gigante de Cupertino em relação à proteção dos dados pessoais dos usuários.
Como a ferramenta é desenvolvida pela própria big tech, teria uma integração ainda maior com o dispositivo e o sistema operacional da marca, proporcionando uma experiência mais fluida. Outra vantagem estaria na personalização do buscador, adaptando-se às necessidades de cada pessoa.
A troca do mecanismo de busca padrão do iPhone também pode render mais dinheiro para a companhia. De acordo com Gurman, a Maçã inicialmente perderia os cerca de US$ 8 bilhões anuais (R$ 40,5 bilhões pela cotação do dia) que recebe pela parceria com o Google, mas em compensação poderia lucrar muito mais com publicidade ao gerenciar a sua própria solução.
No momento, não há qualquer prazo definido para o lançamento do buscador da Apple.
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