Usuários dos SSDs portáteis Extreme V2 e Extreme Pro V2 da SanDisk se viram diante de um problemão quando os discos se tornaram ilegíveis, há quatro meses. Os equipamentos também apagaram, repentinamente, dados salvos. Só agora, a fabricante anunciou uma correção "em breve".
A solução não será um alívio para todos os usuários, porém, pois a SanDisk disse que apenas os modelos de 4 TB receberão uma atualização de firmware. Aquelas pessoas com equipamentos de 2 TB vão precisar esperar mais por uma resolução.
"Às vezes, você pode recuperar usando a reconstrução do sistema de arquivos do DiskDrill, mas, às vezes, isso não faz nada. Ele persiste com qualquer tipo de sistema de arquivos", diz um dos relatos sobre o problema no Reddit.
A falha afeta um lote recente dos produtos, fabricados em novembro de 2022. O site Ars Technica relatou, ainda, que os erros de leitura e gravação acontecem quando as unidades de 2 TB Extreme Pro chegam à metade da capacidade de uso. Ao desconectar e reconectar a memória externa, ela aparece limpa.
Os SSD portáteis da SanDisk que apresentaram problema são de um lote fabricado em novembro do ano passado.Fonte: GettyImages
A SanDisk afirmou estar ciente dos problemas, mas destacou apenas aqueles nos portáteis "Extreme e/ou Extreme Pro de 4 TB (SDSSDE61-4T00 e SDSSDE81-4T00, respectivamente)". A empresa afirma que a atualização de firmware com uma correção será publicada no site "em breve".
"Os clientes com dúvidas ou com problemas devem entrar em contato com nossa equipe de Suporte ao Cliente para obter assistência", completa a nota da empresa. A companhia só oferece reembolso até 30 dias após a compra, mas as unidades têm garantia de cinco anos.
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